‘Pensando no Brasil’, a Política(Continuação) – por Raimunda Gil Schaeken

Professora Raimunda Gil Schaeken/Am
Professora Raimunda Gil Schaeken/Am
Professora Raimunda Gil Schaeken/Am

O documento “Pensando o Brasil, volume I com o tema: desafios das eleições 2014, edições CNBB, ajudará na discussão, na participação das eleições deste ano e nas discussões sobre a reforma política tão necessária.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB entende que é responsabilidade de todo cidadão participar, conscientemente, da escolha de seus representantes. Para os cristãos, tal escolha deve ser iluminada pela fé e pelo amor cristão, os quais exigem a universalização do acesso às condições necessárias para a vida digna de filhos de Deus.


Nossa fé requer que “todos tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10,10). Ao contrário disso, constatamos que irmãos nossos têm sido maltratados, e muitos, inclusive, perderam e continuam perdendo a vida à espera de serviços públicos. Enquanto isso, outros se corrompem e enriquecem com recursos que deveriam ser destinados a políticas que atendam às necessidades do povo. Os meses que antecedem constituem um momento privilegiado para a reflexão sobre tais situações injustas que se alastram no País. É uma oportunidade para anunciar qual é o plano de Deus para seus filhos. Somos chamados a emprenhar-nos em viver o Evangelho do reino na esperança de vê-lo antecipado na terra, ainda que sob o signo da Cruz. Isso exige que trabalhemos pela superação dos sofrimentos vividos por aqueles que são excluídos e que não se veem respeitados em sua dignidade de pessoa humana.

A mudança dessas situações de injustiça e desigualdade requer a intervenção dos cristãos na política, como eleitores ou como candidatos. Os cristãos devem contribuir oferecendo à sociedade sua proposta de construção de um mundo mais justo e igualitário.

É por isso que estou oferecendo as reflexões acima, aos leitores, pois somos cristãos que constroem a sociedade justa e fraterna. Aproveitem! Um grande abraço.

RAIMUNDA GIL SCHAEKEN – Tefeense, professora aposentada, católica praticante, membro efetivo da Associação dos Escritores do Amazonas –
ASSEAM e da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas – ALCEAR.

Artigo anteriorCopiar o que é bom! – por Pedro Cardoso da Costa
Próximo artigoCampanha do PROS-90 com Melo e Omar ganha corpo, em Iranduba e Novo Airão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui