Pente-fino no BPC: como saber se preciso atualizar meu cadastro?

Foto: Recorte

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a convocar as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e precisam se inscrever ou atualizar seus dados.


O processo faz parte de um pente-fino do benefício anunciado pelo governo federal. No fim de julho, foram publicadas regras mais rígidas para concessão e revisão do BPC.

Segundo as normas, aqueles que recebem o BPC, não estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e não atualizaram o cadastro no INSS nos últimos quatro anos terão que atualizar os dados:

• Em 45 dias, se morarem em uma cidade de até 50 mil habitantes;
• Em 90 dias, se morarem em cidades maiores.

O CadÚnico é o principal instrumento para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica e o próprio BPC. Veja como se inscrever.

Como saber se preciso atualizar meu cadastro?

O INSS disponibilizou no aplicativo e no site “Meu INSS” a opção para que as pessoas possam conferir se terão que se inscrever ou atualizar o CadÚnico.

Para a consulta, não são necessários login e senha: basta usar o número do CPF.

Caso a pessoa do CPF informado precise atualizar o cadastro para manter o BPC, ela será orientada a procurar pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do município.

Você pode verificar os endereços do CRAS de cada município no link: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/.

Alerta contra golpes

Além da consulta pelo sistema, o INSS começou, em 1º de agosto, a enviar mensagens “push” pelo app “Meu INSS” para os beneficiários do BPC que não estão inscritos no CadÚnico.

O contato também está sendo feito por meio de carta pelos Correios, pela rede bancária (no extrato do pagamento), por SMS ou ligação da central de atendimento, pelo número (11) 2135-0135.

Com isso, fica o alerta: o INSS não pede dados nem biometria facial para os beneficiários do BPC. O instituto apenas encaminha a pessoa a comparecer ao CRAS.

Além dos beneficiários do BPC, os segurados do benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) por longo período também estão sendo notificados.

Fonte: G1

Artigo anteriorCopa Caminho Suave de Judô reúne 360 atletas e Francisco Perceu e Eline Araújo dominam o absoluto
Próximo artigoGrécia ordena evacuação por incêndios florestais que se aproximam de Atenas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui