
Periquitos mortos voltaram a ser encontrados na Avenida Efigênio Sales, na Zona Centro-Sul de Manaus, nesta terça-feira (13). A morte das aves reacende a discussão sobre a circulação de carretas e ônibus em alta velocidade na faixa da esquerda da via.
Dezenas de periquitos foram encontrados na pista, acostamento e calçadas da avenida. As mortes, segundo o gerente de fauna do Instituto de Proteção Ambiental do Estado, foram provocadas por veículos pesados.
Em dezembro de 2014, mais de 200 periquitos verdes, de asa branca, foram encontrados mortos na mesma região. Uma investigação comprovou que um caminhão arrancou galhos de uma árvore onde estavam as aves.

Na época, foram instaladas placas nos dois sentidos da avenida para orientar os motoristas a reduzirem a velocidade , especialmente ao entardecer, quando os periquitos chegam em revoadas para dormir nas árvores.
O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) afirma que fiscalizações reduziram a quantidade de veículos pesados que circulam pela faixa da esquerda.
Fonte: G1