


Através da 31ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), de Iranduba, em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental, a Polícia Civil/Am, apreendeu, mais de duas centenas de peixes de diferentes espécies, na feira municipal da cidade. O pescado foi tomado pelos agentes de segurança por serem comercializados de forma ilegal.
As espécies foram capturadas e comercializadas, em época de reprodução ou defeso, como é conhecido esse período, fato que impede por lei a prática. Durante a fiscalização realizada. foram recolhidos 220 pacus, 2 surubins, 1 tambaqui, além de alguns quilos de pirarucu seco.
O delegado responsável pela apreensão, titular da 31ª DIP, Paulo Mavignier, informou que ao perceberem a presença no local da guarnição policial, os donos da banca onde os peixes eram vendidos evadiram-se. “Como eles fugiram, não temos como saber a procedência dos peixes e mediante a constatação do pescado ser ilegal, a mercadoria foi apreendida e levada até a delegacia. Ao ver que o produto é perecível, agilizamos os tramites de registro da ocorrência e em seguida doamos para a entidade”, informou a autoridade policial.
Os alimentos foram doados para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), com a coordenação do delegado adjunto de Iranduba, Jeff David Mac Donald. A representante da instituição, Izabel Franci Elias, não escondeu a gratidão pelo ato, após receber a notícia do donativo. “Estamos muito contentes em começar o ano recebendo doações em grandes proporções, principalmente da Polícia Civil que é um órgão atuante nos direitos e segurança da população. Somos uma entidade filantrópica e essa ação é de extrema importância para a sobrevivência da nossa associação”, declarou Izabel.
A Polícia Civil do município continuará investigando o caso para identificar os autores da pesca e comercialização ilegal. A prática em períodos proibidos é crime, com pena que varia de 1 há 2 anos de detenção.