O presidente do Sindicato dos Pescadores do município de Anamã, Francisco Serrão, publicou em um grupo político de whatsaap da cidade, um ‘alerta’ a todos os trabalhadores da pesca, a “tomarem muito cuidado” com as promessas do deputado Dermilson Chagas (PP), para não se arrependerem depois.
Serrão disse que no dia 08 de setembro último, Dermilson Chagas esteve no município para fazer uma reunião com os pescadores e prometeu que depois do primeiro turno das eleições, ele voltaria para fazer campanha contra o candidato dos pescadores em Anamã.
Anamã possui entre 1.800 a 2.000 mil pescadores associados na Colônia, na Associação dos Pescadores de Anamã e no Sindicato dos Pescadores de Anamã. Só o sindicato possui 600 associados. É contra as intenções desses trabalhadores, que o deputado e candidato Dermilson Chagas disse que vai trabalhar no segundo turno das eleições.
Dermilson é visto por todos os dirigentes dos pescadores como um “agente da oposição,” que trabalha contra os interesses políticos da categoria no município. Recentemente, outros dirigentes dos pescadores, de outros municípios, reclamaram da falta de compromisso do deputado em dizer que foi ele quem liberou o seguro defeso (veja nota), para ganhar votos de pessoas da categoria, que não tem acesso à informação.
O Deputado Dermilson Chagas (PP) ganhou as eleições em 2014 com apoio dos pescadores artesanais, passou quatro anos de mandato e não apresentou nenhum projeto de lei que pudesse beneficiar a categoria que acreditou e votou
Educação
Para o presidente do Sindicato Francisco Serrão, o candidato a deputado Dermilson Chagas não levou em consideração o alto nível educacional do município de Anamã, que hoje detém um dos maiores índices de profissionais da educação no Amazonas. Anamã possui 165 professores municipais e 134 estaduais, para uma população de 10.214, segundo estimativa do IBGE, no último censo.
Com isso, os pescadores se tornaram pessoas informadas e, segundo o presidente dos pescadores, não é qualquer conversa que vai convencer os profissionais da pesca a votar em um candidato que não tem cumprido com as suas promessas de campanha, nem nessa e nem em eleições passadas.