Pescadores de Tonantins intensificam captura de pirarucu manejado para o PAA

Foto: Divulgação/Idam

Com o auxílio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), pescadores artesanais de Tonantins (a 865 quilômetros da capital) vão intensificar, neste mês, a captura de pirarucu manejado, que deve atingir a marca de cinco toneladas. O pescado será adquirido por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), iniciativa voltada à compra direta de itens alimentícios de pequenos produtores rurais e agricultores familiares.


A captura foi iniciada no final do mês de novembro e o Idam atuará na operação logística de transporte do pirarucu, do Lago do Chico, na comunidade Divino Espírito Santo das Panelas, até a sede do município, onde o produto é entregue ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Foto: Divulgação/Idam

“O PAA é importante no atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social pelos órgãos competentes e, para nós do setor primário, é fundamental para a geração de renda aos trabalhadores rurais. A iniciativa garante a segurança financeira desses pescadores, por meio”, disse o gerente da Unloc Idam/Tonantins, Dirley Mendes.

O gerente destacou que o Idam, em conjunto com a Prefeitura de Tonantins, atuará na pesagem, transporte e entrega do pescado ao destino final. “Esse será o papel do instituto, que também presta assistência técnica e extensão rural aos pescadores artesanais locais”, destacou ao acrescentar, ainda, que o Idam presta todo o auxílio necessário ao público em relação ao PAA.

Foto: Divulgação/Idam

Beneficiado

Entre os pescadores beneficiados com a atuação do Idam no escoamento do pescado está Elhiardo Ramires. “Agradecemos a equipe técnica do Idam pelo apoio, pois através da assistência técnica foi feita a inclusão de mais quatro pescadores artesanais da comunidade no PAA. E esta é a primeira vez que a nossa comunidade alcança o preço recorde de R$ 12 por quilo”, comemorou o pescador.

Artigo anteriorNona edição do Festival Tarumã Alive reúne solidariedade e cultura na Marina David
Próximo artigoPolícia Militar apreende mais de 10 porções de maconha em terreno abandonado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui