Pesquisa avalia serviços de aviação para pessoas com deficiência no Brasil

Foto: Reprodução/Internet

O Ministério de Portos e Aeroportos realiza uma pesquisa nacional sobre os serviços de companhias aéreas e aeroportos para pessoas com deficiência. As principais demandas identificadas incluem tecnologias para informar voos a pessoas com deficiência auditiva e transporte adequado de cadeiras de rodas.


O estudo, em parceria com a UFScar, busca promover acessibilidade e segurança desde a compra da passagem até o desembarque. Segundo Karla Santos, coordenadora do projeto Aviação Acessível, o objetivo é identificar e reduzir as barreiras enfrentadas por esses passageiros.

Os problemas já apontados incluem dificuldades de navegação em sites e aplicativos das companhias e falhas na comunicação durante o embarque e o voo. A pesquisa, com 89 itens avaliados na escala de 1 a 5, destaca a capacitação de trabalhadores e a oferta de recursos de acessibilidade como práticas prioritárias.

A plataforma Participa + Brasil e o site do projeto permitem acesso ao formulário e ao Manual de Acessibilidade, que orientam melhorias na experiência de viagem.

Barreiras impactam o turismo

Segundo o Ministério do Turismo, em 2023, 53,5% dos turistas com deficiência deixaram de viajar por falta de acessibilidade. A maioria é composta por mulheres (64,4%), de 41 a 50 anos (24,3%), e da região Sudeste (49,1%).

Fonte: Brasil 61

Artigo anteriorPrefeitura de Careiro é multada por servir carne de quelônio em evento oficial
Próximo artigoTemporada de cruzeiros promete aquecimento da economia em Parintins

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui