Pesquisa indica que o ‘home office’ prejudica a saúde dos olhos

Foto: Divulgação

A exposição a telas por um longo período de tempo pode propiciar o desenvolvimento de fadiga visual


O trabalho remoto passou de 3% para 12% entre os brasileiros com carteira assinada, é o que apontam os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Covid-19 (PNAD), realizada pelo IBGE. Entre os trabalhadores, o regime de trabalho home office é aprovado por muitos, mas especialistas explicam que com o aumento da carga de trabalho online, os olhos são os maiores afetados.

Imagine que os olhos são bombardeados por 16,7 milhões de cores geradas pelas telas. Toda essa variação de luminosidade resulta na sobrecarga da musculatura que regula a entrada de luz até a retina, além do nervo óptico e o cérebro, onde se formam as imagens. Agora imagine que após a mudança para o regime de teletrabalho, toda e qualquer interação, que antes podiam acontecer pessoalmente, agora devem acontecer online. Invariavelmente passamos mais tempo em frente ao computador, o que aumenta as chances dessa sobrecarga.

Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, quem permanece muitas horas realizando trabalho remoto, reuniões ou treinamentos online, bem como enviando e-mails e mensagens no WhatsApp, tem olho seco evaporativo. Isso porque normalmente piscamos 20 vezes por minuto. Na frente dos monitores, de 6 a 7 vezes apenas. Ou seja, a cada 20 minutos de trabalho online piscamos de 120 a 140 vezes. Já numa situação de trabalho normal piscaríamos em torno de 400 vezes.

O oftalmologista explica que o resultado dessa quantidade a menos de vezes que piscamos resulta na fadiga visual ou síndrome da visão no computador, que além de olho seco também causa vermelhidão, visão embaçada e dores de cabeça.

De acordo com os dados levantados por Queiroz Neto, de uma amostra de 1,2 mil jovens e adultos de até 40 anos o desconforto atinge 75%.

Como amenizar o desconforto

O oftalmologista aponta que para diminuir o desconforto é necessário utilizar um colírio lubrificante até quatro vezes ao dia. E, se mesmo assim a visão permanecer embaçada, o indicado é consultar um oftalmologista.

As lentes de contato também podem trazer riscos à visão

Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, estima-se que no Brasil metade da população precisa usar óculos de grau ou lentes de contato para corrigir os principais erros refrativos – miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia.

Queiroz Neto explica que desses, 8,4 milhões de pessoas usam lentes de contato e correm mais risco com o teletrabalho caso descuidem da lubrificação dos olhos. Isso porque os olhos secos alteram a textura, a coloração e a transparência das lentes, antecipando seu vencimento.

Como evitar desconforto visual durante o trabalho remoto

Existem alguns hábitos que podem ajudar a minimizar o desconforto dos olhos. São eles: desviar os olhos da tela a cada 10 minutos e observar um ponto distante; piscar voluntariamente; a cada 20 minutos observar um ponto distante por 20 segundos; posicionar a tela 20 graus abaixo da linha dos olhos; reduzir o brilho e o contraste das telas utilizadas no dia a dia; manter uma distância de cerca de 60cm entre a tela e os olhos; e por fim, evitar o excesso de iluminação direta.

Artigo anteriorIdoso que recebeu nota de R$ 420 como pagamento vai ter prejuízo ressarcido
Próximo artigoPrograma Peixe no Prato Solidário distribui 3 toneladas de pescado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui