Pesquisador diz que lago de Balbina pode ser transformado em Centro de Pesca

Deputado Marcos Rotta e o pesquisador Efrem Ferreira(D)/Foto: Divulgação
Deputado Marcos Rotta e o pesquisador Efrem Ferreira(D)/Foto: Divulgação
Deputado Marcos Rotta e o pesquisador Efrem Ferreira(D)/Foto: Divulgação

Em reunião no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o pesquisador Efrem Ferreira garantiu ao deputado estadual Marcos Rotta (PMDB), que é possível transformar o lago de Balbina em um grande Centro de Pesca Esportiva, se o local for adequado para a atividade após a realização de estudos.

“O lago de Balbina só vai estar preparado para a pesca esportiva, depois de se fazer um manejo no local. Precisamos controlar a pesca e fechar o lago por um tempo determinado após a realização de pesquisas. Neste caso, os tanques- rede seriam alternativas bastante viáveis para a região”, disse o pesquisador, afirmando ainda que a represa feita no rio é o principal fator da diminuição de peixes em Balbina.


“A diminuição da quantidade de peixes é uma questão natural, porque Balbina é um ambiente artificial. Antigamente era um rio, que foi barrado para a criação do reservatório. Então todas as espécies que viviam em ambiente de rio migraram de lá ou morreram. Aquelas que ficaram e não conseguiram reproduzir, com o tempo desapareceram. A quantidade de espécies que tinha em Balbina, antes de fechar o reservatório, era muito maior do que se tem hoje”, completou.

O deputado estadual Marcos Rotta (PMDB) que esteve no município de Presidente Figueiredo para tratar sobre o assunto, disse que a meta de transformar o lago de Balbina em um Centro Nacional e Internacional de Pesca Esportiva é garantir a preservação do local e atrair turistas do mundo inteiro ao Amazonas, gerando assim, emprego e renda aos moradores da região.

“Hoje, no Inpa, conversei com o professor Efrem e  nós vamos pedir um estudo de viabilidade técnica do Inpa, com relação ao fechamento do lago, para ver qual é o posicionamento do instituto sobre essa questão. Se o Inpa, através dos seus pesquisadores, acha viável transformar Balbina em um centro nacional e internacional de pesca, enfim, nós precisamos estudar as espécies que existem hoje no lago de Balbina. Não é uma missão fácil, mas eu estou muito convencido de que nós haveremos de transformar Balbina em um grande centro de pesca esportiva para fomentar a geração de emprego e renda no município, que já possui uma vocação natural para o turismo”, afirmou Rotta.

O deputado disse ainda que é preciso aproveitar a estrutura natural que se tem no Amazonas, para fomentar a atividade. “Existe uma pequena infra-estrutura de pousadas que recebem pescadores do Brasil inteiro. Temos 6 milhões de pescadores esportivos no nosso País e o Amazonas com todo esse potencial que tem de rios, lagos, espécies de peixes, é o 8º. Estado brasileiro em pesca esportiva. Precisamos trabalhar para tirar o Amazonas dessa condição, porque pesca esportiva significa geração de emprego e renda de forma sustentável, e é o que todos nós defendemos”, completou.

No início do próximo mês, uma nova reunião deve ser feita com a presença de representantes de vários órgãos, entre eles, a Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o Ibama, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas e a empresa Amazonas energia.  Os órgãos e empresas devem apresentar os levantamentos que já fizeram sobre o assunto, para que se possa dar início aos procedimentos de preservação e geração de emprego e renda no entorno do lago de Balbina.

Artigo anteriorManaus Plaza apresenta Ketlen Nascimento e Moinhos do Vento, no fim de semana
Próximo artigoPolícia Militar do AM forma 502 policiais que atuarão no Ronda no Bairro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui