
O pesquisador e naturopata Cezar van Louicci estará, em Manaus, no próximo dia 18 de julho, para realizar palestra pública com o tema ‘Câncer tem cura? – A biomedicina genômica naturopática e sua contribuição na cura do câncer’, no Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (CREMAM), na Avenida Senador Raimundo Parente, nº 6, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus, às 19h30.
O objetivo é apresentar uma abordagem do tratamento genômico do câncer, com base em métodos naturais, sem efeitos secundários e que promove um restabelecimento efetivo, conforme os estudos do pesquisador.
Graduado em Medicina Complementar Clínica (Naturopatia), no Instituto de Medicina Tradicional, em Lisboa (Portugal), o pesquisador explica que a proposta da iniciativa é apresentar uma esperança promissora de restabelecimento para os doentes oncológicos. “Minhas investigações se debruçam nos estudos do genoma humano e em Epigenética, que tem sido reconhecidos como a ciência do futuro.
É possível reparar um gene danificado que causou determinada doença. Isso não se faz nem com quimioterapia, radioterapia, nem com cirurgia. Este é um trabalho de vanguarda exitoso com o apoio da medicina complementar” diz Cezar.
Nos últimos cinco anos, o naturopata se dedicou à pesquisa intensa, especialmente focada em casos clínicos que tem tratado. Com resultado dessa experiência, o pesquisador lançará uma obra “Naturopatia – A Ciência por trás do nome”, em 4 volumes, em setembro deste ano.
Atualmente, o especialista desenvolve pesquisas, em Londres. No período em que estiver em Manaus fará, inclusive, atendimentos clínicos que poderão ser agendados previamente pelo telefone 99602-5464 e E-mail [email protected].
Inscrições – As inscrições poderão ser feitas no local, no dia da palestra, e o investimento é de R$ 30 para estudantes e R$ 50 para interessados em geral. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 99602-5464 e 99230-6822.
Naturopatia – É reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como medicina complementar clínica. É uma área da saúde que privilegia uma abordagem natural de tratamentos que respeitem o ecossistema do organismo de cada paciente a ser tratado.

O curso de naturopatia engloba, obrigatoriamente, as cadeiras de anatomia, fisiologia, farmacologia, biologia, química, bioquímica, semiologia, fisiopatologia, entre outras. Os estudos de nutrição, suplementação e fitoterapia (plantas medicinais), são cadeiras mais longas que abrangem oito semestres, ao longo de todo o curso de graduação. “Portanto, Naturopatia está muito longe de ser considerada uma terapia de ‘chazinhos empíricos’, mas tem uma forte abordagem farmacognosica e farmacocinética no contexto do combate de cada doença”, diz Cezar.