Pesquisadores da UFAM-Parintins participam de projeto Palafita & Arte na Serra da Valéria

Fotos: ASCOM PPGEL-Amazônia/Reprodução
Iniciativa faz parte das atividades do Instituto Serra da Valéria e conta com a colaboração da primeira turma de Mestrado em Educomunicação do Baixo Amazonas (PPGEL-Amazônia)
O Programa de Pós-Graduação em Educomunicação e Linguagens da Amazônia (PPGEL-Amazônia), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam-Parintins), vai participar, nos dias 28 e 29 de maio, do projeto Palafita & Arte, desenvolvido na Boca da Valéria, zona rural de Parintins.
O projeto é uma iniciativa do Instituto Serra da Valéria, presidido pelo artista Freyzer Andrade, e tem como objetivo transformar a comunidade ribeirinha em um museu à céu aberto, com a pintura de casas, com a aplicação de desenhos de pássaros em extinção na fauna amazônica, por artistas de várias partes do mundo.
Fotos: ASCOM PPGEL-Amazônia/Reprodução
“A proposta do Projeto Palafita & Arte é promover um impacto positivo por meio de ações colaborativas e da autoexpressão dos jovens envolvidos, permitindo que estes não só desenvolvam suas habilidades artísticas e de trabalho em equipe, mas também fortaleçam a sua voz e presença no mundo. Além disso, a iniciativa incentiva a participação ativa dos próprios alunos na construção e na coloração das suas casas, simbolizando um processo de empoderamento e pertencimento comunitário”, explica o artista natural da Valéria.
A parceria com o PPGEL-Amazônia surgiu após uma participação de Freyzer Andrade em uma aula do Mestrado, na disciplina Epistemologia da Educomunicação, convidado pela Profa. Dra. Marina Magalhães (UFCG-UFAM). Na ocasião, o artista apresentou os projetos educomunicativos empreendidos pelo Instituto Serra da Valéria e a primeira turma de discentes do programa mostrou interesse em contribuir com as atividades de intervenção na região.
Foto: ASCOM PPGEL-Amazônia/Reprodução
“O projeto Palafita & Arte e o Programa de Pós-Graduação em Educomunicação e Linguagens na Amazônia têm alguns princípios muito parecidos, voltados para a construção e elaboração de uma autonomia dos jovens parintinenses, da juventude local. Essa parceria tem muito a acrescentar tanto para os estudantes do programa de Mestrado, como também para a comunidade atendida, por ser uma possibilidade de ampliar a reflexão sobre as práticas artísticas como caminho para a leitura e o pensamento crítico da comunicação e representação da nossa cultura e do nosso território”, afirma a Profa. Dra. Cândida Nobre, docente permanente e coordenadora do PPGEL-Amazônia, da UFAM – Parintins.
A comitiva Parintins-Serra da Valéria será formada pelos professores doutores Corina Vasconcelos (UFAM), Marcelo Rodrigo (UFPB/UFAM) e Marina Magalhães (UFCG/UFAM), docentes permanentes do PPGEL-Amazônia, e pelos mestrandos Alice Alencar, Jonas Santos, Rodrigo Pinheiro, Brena de Moraes Pereira, Ana Paula dos Santos e Chiara Marques Reis.
Foto: ASCOM PPGEL-Amazônia/Reprodução
Sobre o PPGEL-AMAZÔNIA
O Programa de Pós-Graduação em Educomunicação e Linguagens na Amazônia (PPGEL-Amazônia) é o primeiro mestrado acadêmico stricto sensu de Parintins e da região do Baixo Amazonas, e o primeiro do Brasil na área da Educomunicação. O programa busca fortalecer a área interdisciplinar de Ciências Sociais e Humanas, considerada estratégica tanto para o Baixo Amazonas quanto para a Região Norte como um todo, dada a grande diversidade linguística (de línguas e dialetos) e de linguagens (artes e comunicação em geral) da Amazônia brasileira e os processos próprios de educar do povo amazônida.
O programa foi criado por meio da portaria nº 674, de 22 de julho de 2024, e sua primeira turma de mestrado iniciou em 2025, sendo composta por 11 alunos. O objetivo do curso é formar pesquisadores capazes de trabalhar com as diferentes mídias, tecnologias de comunicação e linguagens digitais, tanto para a educação como para a formação cidadã no contexto amazônico. Mais informações em: https://ppgel.ufam.edu.br/.
Sobre o Instituto Serra da Valéria
O Instituto Serra da Valéria é uma associação civil, sem fins lucrativos, dedicada às causas sociais, com atuação na região da Valéria, município de Parintins-AM. A associação realiza projetos que reúnem pessoas de todas as idades com um propósito comum: fortalecer comunidades por meio da arte e da colaboração.
“Consideramos que o Instituto Serra da Valéria é um ponto de luz e transformação na Amazônia, que tem como propósito romper o ciclo da vulnerabilidade social por meio de uma ação transformadora envolvendo educação, arte e cultura. O nosso trabalho é a prova viva de que, quando a arte encontra o propósito social, ela não apenas emociona, mas emancipa. Onde muitos só veem a carência, nós procuramos ver o potencial, que dia após dia, está transformando a vida dos moradores da comunidade”, conclui Freyzer Andrade, idealizador e presidente do Instituto.

Artigo anteriorHomem desaparece no Japiim e familiares pedem ajuda para encontrá-lo
Próximo artigoHomem que matou vizinho com várias facadas no Gilberto Mestrinho, é preso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui