Pesquisadores do Amazonas participam de eventos científicos nacionais

Maria Olívia Simão, presidente Fapeam/Foto: Divulgação
Maria Olívia Simão, presidente Fapeam/Foto: Divulgação
Maria Olívia Simão, presidente Fapeam/Foto: Divulgação

No período de 25 de abril a 26 de maio deste ano, dezoito pesquisadores do Amazonas, estarão participando de eventos científicos para apresentar resultados de pesquisas que estão sendo desenvolvidas no Estado, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), através do Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape).
Os contemplados foram conhecidos na quarta-feira (18), com a divulgação dos resultados da I Chamada do Edital 004/15 do Programa. De acordo com a diretora-presidente da FAPEAM, Maria Olívia Simão, com o Pape, o Governo do Amzonas, via Fundação, oportuniza a quebra do isolamento dos pesquisadores, especialmente os que residem nos municípios do interior do Amazonas.


“Estamos ofertando oportunidade de mobilidade e intercâmbio de conhecimentos, além da disseminação para o restante do País e do mundo, do que vem sendo desenvolvido na e sobre a Amazônia. Com estas ações, fortalecemos a formação de recursos humanos no Amazonas”, disse Olívia.

Apresentações –  Entre os contemplados estão dez pesquisadores com atuação em universidades públicas, sendo cinco da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e cinco da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), além de cinco pesquisadores do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e cinco profissionais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Dos 18 contemplados, oito participarão, no período de 25 de abril a 29 de abril, do 17º Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), em João Pessoa, no Estado da Paraíba. No evento, pesquisadores da Ufam, do Censipam e do Inpa apresentarão resultados de pesquisas sobre incêndios florestais na Amazônia, a dinâmica fluvial do rio Solimões, uso e ocupação do solo na Amazônia e o mapeamento florestal no Amazonas.

Durante a programação do Simpósio, pesquisadores de universidades norte-americanas, da Nasa (sigla em inglês para National Aeronautics and Space Administration), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e de Universidades Federais do Brasil, ministrarão palestras, cursos e oficinas aos participantes.

Artigo anteriorAmericana tem seu bebê roubado do útero ao cair em armadilha, diz Jornal
Próximo artigoUEA forma primeira turma de Gestão Pública, em 25 municípios do AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui