
Serão entregues hoje, quinta-feira (29), pelo governador José Melo, os primeiros kit’s do “Projeto Giullia – Mãos que Falam” a pessoas com deficiência auditiva cadastradas pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped).
Nesta primeira fase, serão entregues 100 kit’s, ação articulada pela primeira-dama do Estado, Edilene Gomes de Oliveira, que também participa da solenidade, no Laboratório de Robótica e Automação da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), no bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus. Os kit’s contêm uma braçadeira e um celular Android, que compõem a tecnologia assistiva desenvolvida na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Baseado em técnicas de inteligência artificial, o kit possibilita a comunicação, por meio de sinais biológicos captados por sensores e transmitidos via bluetooth para aparelhos celulares, entre surdos e pessoas que não sabem a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Participam da cerimônia representantes de outros parceiros no Projeto, como as Secretarias de Estado da Saúde (Susam), da Educação (Seduc) e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), do Fundo de Promoção Social (FPS) e da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi).