Moradores do Amazonas que estão sendo prejudicados pela seca severa vão começar a receber o Bolsa Família. O governo federal libera nesta quarta-feira, 18, a parcela do benefício do mês de outubro para o Estado por conta da seca dos rios.
O benefício ficará disponível para todas as famílias, independente do dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Famílias de 55 municípios têm direito ao programa de transferência de renda.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) autoriza que as famílias em situação emergencial possam fazer o saque do benefício sem cartão e sem uso de documentos (para beneficiários que os tenham perdido), com uso da Declaração Especial de Pagamento emitida pela gestão municipal.
O Amazonas tem 599.549 beneficiários de 55 cidades que já podem sacar o auxílio em um total de R$ 440,51 milhões em repasses. O Rio Negro alcançou a marca recorde de 13,59 metros na última segunda-feira, 16, e a seca de 2023 já é a pior da história em Manaus.
A vazante, monitorada pelo Porto de Manaus, chegou a 13,39 metros nesta quarta.