PF cumpre 27 mandados de busca e apreensão na 28ª fase da Operação Lesa Pátria

Foto: Recorte

Nesta quinta-feira (20), a Polícia Federal (PF) deflagrou a 28ª fase da Operação Lesa Pátria, que tem como objetivo identificar e responsabilizar pessoas envolvidas no financiamento e fomento dos atos extremistas ocorridos em 8 de janeiro. Ao todo, 27 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Goiás.


Embora os nomes dos alvos não tenham sido divulgados oficialmente, a RECORD confirmou que os investigados são empresários do sul do país que participaram tanto no financiamento dos atos de 8 de janeiro quanto no bloqueio de estradas.

As investigações revelaram que os danos causados aos prédios públicos podem chegar a R$ 40 milhões. Em resposta a esses danos, a Justiça autorizou o bloqueio de bens pertencentes aos alvos da operação. Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em comunicado, a PF destacou que “as investigações continuam em curso, e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos e pessoas capturadas.”

Os atos investigados configuram, em tese, crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, e destruição, deterioração ou inutilização de bens especialmente protegidos.

A Operação Lesa Pátria permanece ativa, com a expectativa de novas fases e desdobramentos à medida que as investigações avançam.

Fonte: R7

Artigo anteriorManaus é a terceira capital mais violenta do Brasil, revela novo Atlas
Próximo artigoMutirão de cidadania em Parintins atende 300 moradores e entrega 800 documentos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui