A Polícia Federal em Roraima deflagrou uma operação na manhã desta sexta-feira (11) para desarticular uma organização criminosa que atua no tráfico de drogas em Roraima. Ao todo, 16 mandados de prisão foram expedidos e 12 cumpridos até às 11h desta manhã.
Segundo a PF os investigados integram a cúpula da quadrilha. Eles estão sendo indiciados e interrogados pelos crimes de organização criminosa, tráfico e associação ao tráfico de drogas. As penas podem chegar a 37 anos de reclusão.
A operação foi batizada de ‘Tovajar’, que significa “inimigo” e também “cunhado” na língua tupi-guarani antiga. Parte da organização criminosa se intitulava “cunhadas”, de acordo com a PF.
A investigação policial apontou que os suspeitos estavam programando ataques criminosos em ruas da capital. Eles atuavam dentro e fora da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo. A Polícia Federal afirma ainda que os trabalhos de investigação e repressão ao crime organizado impediu a execução dos planos.
“Foi demonstrado na investigação que a prisão preventiva dos suspeitos é medida necessária para cessar ameaças a agentes públicos, bem como para tirar de risco toda a população de Roraima”, informou a PF.
Os mandados foram deferidos pela Justiça estadual. A operação foi realizada em conjunto pela Divisão de Inteligência e Capturas (Dicap) da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), Ministério Público de Roraima e Polícia Militar.
Os presos foram levados a sede da Polícia Federal em Boa Vista para interrogatórios e indiciamentos. Eles serão encaminhados à penitenciária onde ficarão à disposição da Justiça.
As investigações continuam com análise do material apreendido e apuração do envolvimento de outros integrantes da organização criminosa.
Fonte: ITAQUERA