PF dearticula organização criminosa da Previdência Social que atuava dentro dos presídios no AM

Investigação da Polícia Federal/Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagra nesta terça-feira (20), no Amazonas, a Operação “PATER CRIMINIS”, com o objetivo de desarticular organização criminosa envolvida com fraudes contra a Previdência Social.
As investigações indicaram que o grupo criminoso atuava no Presídio de Puraquequara, em Manaus, recrutando detentos a participar de fraudes para obtenção do benefício de auxílio-reclusão. Após as tratativas com os internos, o outro passo era o recrutamento de mães com filhos menores sem pai registrado.


A partir disso, os agenciadores realizavam os trâmites de reconhecimento voluntário de paternidade em nome dos detentos, efetivando a averbação na certidão de nascimento da criança. Após, os criminosos requeriam o benefício de auxílio-reclusão com base naquele dependente.

O objetivo era receber o período atrasado (retroativo), que, em alguns casos chegavam ao montante de quase R$ 200.000,00, valor que seria dividido entre o instituidor do benefício e os agenciadores.

Investigação da Polícia Federal/Foto: Reprodução

Os criminosos ainda são suspeitos de falsificar a certidão de nascimento, modificando a idade da criança, com o objetivo de permanecer durante um maior período recebendo o benefício. Outra forma de burlar a lei era a inserção de vínculos inexistentes na carteira de trabalho do interno, como forma de provar sua qualidade de segurado à época da prisão.

Foram cumpridos 03 mandados de prisão, 03 mandados de busca e apreensão e 03 mandados de condução coercitiva, expedidos pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Amazonas, nas cidades de Manaus e Goiânia. A ação contou com aproximadamente 35 policiais federais. No curso das investigações verificou-se que um dos investigados tem antecedentes e até mesmo condenação penal por diversos crimes de estelionato previdenciário. O líder do esquema já foi preso pelo crime de roubo.

Artigo anteriorAutor do ataque contra centro muçulmano em Zurique encontrado morto
Próximo artigoAtaque em mercado de Natal em Berlim foi atentado, diz Merkel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui