PF deflagra operação para apurar prática de crimes de corrupção eleitoral no interior do Amazonas

Foto: Recorte

A Polícia Federal cumpriu no último sábado (5), em Itacoatiara (a 175 quilômetros de Manaus), durante a Operação Eleições 2024, três mandados de busca e apreensão. O objetivo da operação é reprimir crimes e corrupção eleitoral, bem como possível caixa dois durante as eleições municipais no interior do Amazonas.


A operação se deu após a procedimento de blitz realizada pela Polícia Militar, onde foi identificado veículo, sob posse de dois homens, parentes de uma candidata a vereadora municipal, que levavam cestas básicas, galões de combustíveis, caixas de fogos de artifícios, dinheiros em espécie e inúmeros documentos indicando o contato com lideranças políticas da região e indicações de distribuição do material apreendido.

Ademais, a documentação acompanhava mapa com divisões por áreas, doações de combustíveis e indicativos de troca por apoio e voto em comunidades e escolas. Verificou-se durante a investigação que os indivíduos portavam a mais de R$ 2 mil em espécie, repartidos em cédulas de R$ 50, dentro de envelopes em nome de pessoas destinatárias.

A soma das circunstâncias levou à representação da Polícia Federal para busca e apreensão em locais estratégicos para averiguação e comprovação da origem dos fatos, uma vez que se têm fundadas razões para a prática do crime eleitoral de “compra de votos”.

Artigo anteriorPrimeiro balanço do TRE-AM indica votação tranquila no Estado
Próximo artigoRepresentantes do TSE levam urnas para garantir votação em aldeia indígena

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui