PF recolhe gravações de câmeras do hangar que abrigava bimotor que caiu no mar

Avião bimotor que caiu no mar e matou Teori/Foto; Reprodução TV Globo

Agentes da Polícia Federal (PF) recolheram as gravações de câmeras de vigilância do hangar que abrigava o bimotor que caiu no mar em Paraty, no Rio, na quinta-feira (19). A aeronave ficava no Aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo. Cinco pessoas morreram no acidente, entre elas o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki.
O Campo de Marte opera somente voos de helicópteros e aviões de pequeno porte. A manutenção da aeronave era feita em outro aeroporto, em Sorocaba, no interior. O avião King Air estacionava e era abastecido no Campo de Marte havia um ano.


A movimentação foi captada pelo sistema de segurança do hangar. Segundo funcionários contaram ao Jornal Nacional, o ministro Teori Zavascki foi aguardado por algumas horas no hangar. O piloto estava lá desde cedo. As duas passageiras chegaram às 9h e o proprietário do avião, o empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, às 10h. Ele disse apenas que aguardava um convidado que viria do Aeroporto de Congonhas, mas não disse o nome. O ministro Teori Zavascki chegou um pouco antes das 13h acompanhado de dois seguranças. Embarcou direto no avião que seguiu para Paraty.

Avião bimotor que caiu no mar e matou Teori/Foto; Reprodução
TV Globo

Uma das câmeras fica na parte de fora para gravar todas as cenas de decolagem. Mas o material gravado não está mais lá.

“O hangar tem 16 câmeras filmando 24 horas direto”, disse o advogado Nilton Severi. “Na data de ontem [quinta], por volta das 18h, a Polícia Federal compareceu ao hangar e fez a apreensão do aparelho que grava a imagem toda. Então, infelizmente, nós não temos essas imagens disponíveis.”

Os policiais desmontaram o sistema de segurança e levaram o gravador. Disseram que as imagens fazem parte de um inquérito policial instaurado em Angra dos Reis. Um agente do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) também esteve no hangar na quinta para colher informações e depois seguiu para o aeroporto no interior onde era feita a manutenção do avião.

O acidente

O avião em que Zavascki viajava, do modelo Hawker Beechcraft King Air C90, pertencia ao grupo Emiliano Empreendimentos. A aeronave de pequeno porte tinha capacidade para oito pessoas.

Segundo a Infraero, a aeronave decolou às 13h01 do Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Paraty, e caiu próximo à Ilha Rasa, a 4 km de distância da cabeceira da pista do aeroporto da cidade fluminense, por volta das 13h45. Chovia bastante no momento do queda, segundo imagens de radar.

Testemunhas da queda disseram que não houve explosão. Uma delas afirmou ter visto o avião voando baixo ao fazer uma curva e batendo uma das asas no mar.(G1)

Artigo anteriorCasa Branca anuncia mudanças radicais no seu site, horas após posse de Trump
Próximo artigoA posse de Donald Trump em meio a protestos em Washington

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui