Possíveis candidatos a prefeito, militantes e diretorianos municipais e estaduais do Partido dos Trabalhadores (PT), no Amazonas, realizaram a primeira Plenária Municipal, hoje (14), no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos, com vistas às eleições municipais de 2024.
Neste primeiro ‘debate’, a discussão foi pautada em cima de prováveis nomes que concorrerão à prefeitura de Manaus e as estratégias para a formação de uma forte bancada de vereadores para a próxima legislatura.
Os nomes dos prováveis candidatos a prefeito pelo PT já estão sendo ventilados a meses na cidade, entre eles, José Ricardo, Luiz Borges, Anne Moura, Carlos Almeida, o vereador Sassá da Construção Civil e até mesmo o deputado Sinésio Campos se dispõe a colocar-se à prova.
Um desses nomes, potencialmente, estará habilitado à pré-candidatura a prefeito de Manaus, nas eleições do ano que vem e, esse mesmo nome, segundo o presidente Municipal do PT/Manaus, Valdemir Santana, será colocado à apreciação dos partidos que compões a Federação (PT, PV, PCdoB).
“Se o candidato indicado passar na sabatina, será a candidatura da Federação, aprovada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas e pela Central Única dos Trabalhadores (CUT-AM)”, acrescentou Santana.
Valdemir também informou que a intenção do Diretório Municipal do PT é chamar todos os a partidos de esquerda para discutir uma candidatura que contemple a todos, como o PDT, Rede, PSol, PSTU entre outros.
Polarização
O PT Amazonas tenta com isso, despolarizar a pré-campanha municipal, liderada até o momento pelo prefeito David Almeida (Avante) e o deputado federal Amom Mandel (SDD).
No entanto, qualquer que seja a decisão tomada, por se tratar de capital do Amazonas, Manaus, assim como todas as capitais brasileiras, as decisões sobre candidaturas próprias terão de se submeter à resolução e o aprovo da direção nacional do partido.
Daí, também a opção por montar uma chapa forte, para eleger a maior número de vereadores possíveis e fazer a maior bancada da história do PT na cidade de Manaus-Amazonas.
Todas as informações contidas neste texto, são do presidente municipal do PT Manaus, Valdemir Santana e do tesoureiro estadual, Thiago Medeiros.