
Dezoito Projetos de Lei Ordinária (PLs) direcionados ao público infantil foram protocolizados na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Desse total, seis estão relacionadas à saúde das crianças no Estado.
Um dos Projetos em tramitação no Legislativo, de autoria da deputada Joana Darc (PL), institui a realização do teste do bracinho em crianças a partir de três anos de idade, durante consultas pediátricas na rede pública de saúde. A prática consiste na aferição da pressão arterial dos pequenos pacientes nos atendimentos regulares com o médico especialista.

Outra propositura institui o programa de prevenção contra a hipertensão e aterosclerose em crianças, a ser implantado em creches e escolas de ensinos fundamental e médio. De forma concreta, o projeto, de autoria do deputado Carlinhos Bessa (PV), prevê que profissionais da área de saúde afiram, gratuitamente, a pressão arterial dos garotos e garotas e, em caso de descoberta de pessoas hipertensas, que as orientem sobre as providências e os cuidados indispensáveis a ser adotados no combate e controle da doença.
Para o contador Mário Sérgio de Oliveira, pai de duas crianças, é extremamente louvável que os deputados estaduais estejam voltando o olhar para um segmento da sociedade “que será o amanhã do país”.
O resultado dos números da produção legislativa, em pouco mais de oito meses de mandato, é fruto de levantamento realizado no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl) do Parlamento.