PMAm intensifica ações de policiamento com a ‘Operação Presença XVII’

Barreira para abordagem de veículos/Foto: Arquivo

As ações de policiamento no fim de semana, serão intensificadas pela Polícia Militar do AM, com a “Operação Presença XVII”, atuando em todas as zonas da capital e no interior do Estado, com o objetivo de preservar a ordem pública e o meio ambiente, na Região Metropolitana de Manaus, coordenada pelo Comando de Policiamento Metropolitano (CPM).
A “Operação Presença XVII” atuará em todas as zonas de Manaus a partir de hoje, sexta-feira (03), até a próxima segunda-feira (06), com todas as unidades operacionais do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), Comando de Policiamento de Área (CPA) Norte, Sul, Centro-Sul, Leste, Oeste e Centro-Oeste, Força Tática, Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms), Comando de Policiamento Especial (CPE), Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) e unidades administrativas.


As ações vão contar com barreiras fixas e itinerantes, abordando pessoas e veículos na busca de armas e entorpecentes, realizando apreensões e detenções, quando necessário. Na Região Metropolitana, o policiamento ficará a cargo de cada unidade policial em seus municípios.

Policiamento em áreas comerciais e saídas de Manaus – A PMAM realizará a ocupação de áreas comerciais através de Policiamento Ostensivo Geral (POG) a pé e motorizado, patrulhamento nos principais corredores viários da capital e ações de visibilidade e relacionamento comunitário através do Ponto Relacionamento Comunitário e Visibilidade (PRCV), barreiras itinerantes e fiscalizações nas entradas e saídas da cidade, como na ponte Rio Negro, nas estradas AM-010 e na BR-319, pontos de grande movimentação de entradas e saídas de pessoas.

Dentro da “Operação Presença XVII” será realizada ação especial nos presídios, a “Operação Cadeado”, com barreiras itinerantes na BR-174 e região do Puraquequara, próximos aos complexos penitenciários.

Abordagem a coletivos e fiscalização em bares – A “Operação Catraca” e “Operação Presença” têm como prioridade a abordagem a coletivos e motocicletas, e a veículos suspeitos. Vão atuar com barreiras itinerantes ou bloqueios viários em pontos estratégicos onde as estatísticas de roubos e furtos têm ocorrido com frequência, baseados em dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

Bares, casas noturnas e postos de gasolina serão vistoriados, seja através do policiamento a pé ou motorizado das Cicoms. Serão coibidos veículos com som afora do volume permitido, os conhecidos “paredões de som”, e será combatida a venda de entorpecentes, de bebida alcoólica a menor de idade, e de armas de fogo. Acompanham o policiamento da PM diversos órgãos, como Manaustrans, Conselho Tutelar das zonas norte e leste, Detran e Dvisa.

Artigo anteriorCaminhada ‘Paz no Trânsito’ na Ponta Negra, lembra Déborah Rubim
Próximo artigoLei obriga destinação final adequada de recipientes contendo produtos tóxicos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui