Polícia Ambiental apreende maior carga de madeira ilegal do ano no AM

Polícia Ambiental faz maior apreensão de madeira do ano no AM - foto: divulgação/PM

AMAZONAS – Em Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), no sul do Amazonas, o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) fez a maior apreensão de carga ilegal de madeira do ano, na terça-feira (25).


Foram capturados em um porto particular cerca de 600 metros cúbicos de madeira extraídos de forma criminosa da floresta amazônica para serem vendidos nos estados de Minas Gerais e Florianópolis. A carga é avaliada em R$ 2 milhões.

Madeira apreendida pela Polícia Ambiental do Amazonas – foto: divulgação/PM

A apreensão faz parte da operação “Tamoiotatá”, que está sendo realizada pelo governo do Amazonas para coibir o desmatamento e as queimadas ilegais no sul do estado. As ações têm como enfoque os municípios que apresentam, historicamente, maior focos de queimada e incidência desse tipo de crimes ambientais. Dois homens foram presos com a carga ilegal de madeira e vão responder a inquérito na Polícia Civil.

Foto: Divulgação

De acordo com o relatório da ocorrência da Polícia Militar do Amazonas, a equipe recebeu uma denúncia apontando que no porto Pedrão havia uma grande carga de madeira ilegal.

O responsável pela madeira apresentou Documento de Origem Florestal, ítem necessário para a circulação do material, com inconsistência. No papel, constava 254,582 metros cúbicos de madeira, entretanto, a carga real era de 591 metros cúbicos.

Depois dessa irregularidade, os policiais militares solicitaram a Licença de Operação do Porto, onde a carga de madeira estava armazenada. Mas o documento não foi apresentado.

Segundo o Batalhão de Policiamento Ambiental, a carga de madeira veio transportada por balsas e era oriunda dos municípios de Novo Aripuanã e Maués. A madeira amazônica teria como destino empresas sediadas em Contagem (MG) e Florianópolis (SC).

Artigo anteriorAmazonas recebe mais 88.250 doses de vacinas contra a Covid-19
Próximo artigoHospital Nilton Lins alcança marca de 450 altas médicas

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns à Polícia Militar e ao Ipaam pelo relevantíssimo trabalho que vem realizando na região em defesa da flora e da fauna, impedindo a devastação da floresta por aqueles que ilegalmente exploram, degradam, destroem e põem fogo em plantas e animais nativos, os quais muitas vezes morrem agonizando em meio às chamas de incêndios criminosos.

    Nessa magna missão de proteção da Floresta, expressivos têm sido os resultados obtidos até aqui no âmbito da Operação Integrada Tamoiotatá, destacando-se o bem-sucedido desempenho da Polícia Ambiental na fiscalização de infrações contra o meio ambiente, atuando na prevenção e combate ao desmatamento ilegal e às queimadas não autorizadas, prioritariamente no sul do Amazonas, onde se tem verificado uma maior incidência de crimes ambientais dessa espécie.

    Quando se deve criticar, critica-se. Quando é de se aplaudir, aplaude-se.

    Parabéns a todas as equipes que integram a Operação Tamoiotatá, tanto em Humaitá, quanto em Apuí, pelos ótimos resultados apresentados até aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui