Polícia Civil/Am participa do 4º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, em Manaus

Delegado Mauro Aufiero/Foto: Divulgação
Delegado Mauro Aufiero/Foto: Divulgação
Delegado Mauro Aufiero/Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Amazonas participou ontem (05), do 4º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), na UniNilton Lins, no Parque das Laranjeiras, na Zona Centro-Sul de Manaus.

Participando da mesa redonda “Violência – uma abordagem em Saúde Mental”, o Delegado Geral Adjunto, Mário Aufiero, apresentou aos espectadores os programas sociais preventivos executados pela Polícia Civil do Amazonas.


Durante a explanação de Aufiero, o público conheceu como funcionam e quais os objetivos dos programas “Delegado Legal”, “Estação Polícia Legal”, “Pro-Vida” e “Nandinho”, que levam informação e esperança a milhares de crianças e adolescentes todos os anos.

“Fizemos aqui uma demonstração dos trabalhos de prevenção à violência desenvolvidos pela Polícia Civil do Amazonas. Pudemos demonstrar os serviços oferecidos nas delegacias às vítimas de violência por meio do programa Ame a Vida e iniciativas nas Delegacias Especializadas de Proteção à Criança e Adolescente, da Mulher e Instituto Médico Legal visando o atendimento psicossocial”, ressaltou o Delegado Geral Adjunto.

Mediada pela psicóloga Vilma Mourão (Laep-AM), a mesa redonda teve, também, a participação do padre Joaquim Hudson Ribeiro, representando a Universidade Federal do Amazonas e a Arquidiocese de Manaus. Para a mediadora, a participação da Polícia Civil enriqueceu o debate.

“A gente percebe pelos dados apresentados e pelos programas da Polícia Civil essa preocupação com os trabalhos preventivos, trabalhando de forma integrada, o que creio de grande valia pois a violência é interligada com outros setores e as carceragens precisam ser atendidas além do fator punitivo”, destacou a psicóloga.

Espaço de divulgação

A Polícia Civil montou, ainda, um estande para divulgação das atividades da instituição. No local, servidores do Departamento de Controle e Avaliação (DCA) explicam sobe o trabalho realizado pelo setor e como as ações preventivas trouxeram resultados positivos para a PC-AM.

No local, também estão sendo realizadas “Rodas de Conversa” para debater a atuação social da Polícia, especialmente junto a crianças e adolescentes. O espaço funciona até este domingo (7), quando a Investigadora de Polícia e psicóloga Nilce Byron, Coordenadora Executiva do Programa Delegado Legal, media debate sobre as ações do programa.

Paralelamente à mesa redonda da qual participava o Delegado Geral Adjunto Mário Aufiero, acontecia, no estande um bate papo com o Coordenador do programa Pró-Vida, investigador Renato Elias, sobre os avanços e desafios encontrados pelo programa.

Artigo anteriorCaravana dos PROS-90 chega a Autazes e Careiro da Várzea, neste sábado (06)
Próximo artigoCom uma série de desfalques, Fla e Grêmio travam duelo hoje(06), no Maracanã

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui