Polícia colombiana detém 238 traficantes de droga

A Colômbia é o maior produtor mundial de planta da coca/Foto: Divulgação

A polícia da Colômbia apanhou 238 suspeitos de tráfico de droga e desmantelou 15 gangues criminosas em dez dos 32 distritos do país, anunciaram as autoridades nesta sexta-feira (30).

Os suspeitos capturados estão ligados “não apenas ao tráfico de drogas, mas também ao homicídio de 63 pessoas”, declarou aos jornalistas o chefe da polícia colombiana, General Jorge Hernando Nieto.

A Colômbia é o maior produtor mundial de planta da coca/Foto: Divulgação
A Colômbia é o maior produtor mundial de planta da coca/Foto: Divulgação

A “Operação Temis II” decorreu ao longo de várias horas nos distritos (conhecidos no país por departamentos) de Antioquia, Boyaca, Caldas, Casanare, Cundinamarca, Huila, Narino, Santander, Tolima e Valle del Cauca.

As autoridades colombianas infiltraram agentes nas gangues e estes revelaram que os criminosos usavam menores, sem-abrigos, taxistas e vendedores de rua para vender drogas.

“Algumas das organizações agora desmanteladas eram compostas por clãs familiares que se dedicavam a estas atividades ilícitas há décadas”, informaram as autoridades.

Durante as operações anti-droga, as autoridades também apanharam os suspeitos enquanto estes cometiam crimes como homicídios, extorsão, ameaças, assaltos, posse ilegal de armas de fogo, associação criminosa e uso de menores para cometer crimes.

A Colômbia é o maior produtor mundial de planta da coca, a base para a produção de cocaína. É também o maior produtor mundial de cocaína, com um volume estimado de 646 toneladas no ano passado, segundo as Nações Unidas.

(NOTÍCIAS AO MINUTO)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui