
Uma área de garimpo ilegal foi fechada por policiais militares, nesta quinta-feira (3), na zona rural de Nova Canaã do Norte, a 696 km de Cuiabá. De acordo com a PM e Polícia Civil, o local foi descoberto após denúncia de que ocorria extração ilegal de ouro no local. Três homens foram presos e liberados no mesmo dia.
Segundo a PM, a denúncia também apontava que ocorria crimes ambientais no local explorado recentemente pelos garimpeiros. Na área explorada três homens foram flagrados trabalhando. No local os policiais apreenderam maquinários, como motor e equipamentos, usados para extrair ouro. Apesar do garimpo, a polícia não encontrou nenhum ouro com os suspeitos.
Dos três homens levados à delegacia, um, de 37 anos, disse que era dono do maquinário apreendido e que conhecia proprietário da área rural.
Ele contou que o proprietário estaria afastado para tratamento de saúde no Paraná e não saberia que estava ocorrendo a extração de ouro nas terras dele.
Além do maquinário os policiais também apreenderam produtos químicos usados na extração e que causam prejuízos ao meio ambiente. Os três assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e vão responder em liberdade por crime ambiental.
(Colnizamtnoticias)