PF vai usar drones para combater crimes eleitorais no AM

Foto: Reprodução

AMAZONAS – A Polícia Federal vai contar com o apoio de drones para combater crimes eleitorais durante as Eleições 2020 no Amazonas. Com a pandemia, os equipamentos vão ajudar a evitar a aglomeração de policiais nos locais de operações.


Nesta terça-feira (27), em coletiva de imprensa, a PF informou que cerca de 100 aeronaves serão usadas durante o pleito em todo o país. A quantidade usada no estado não foi divulgada para não comprometer as operações.

“O intuito é coibir crimes eleitorais, como boca de urna, transporte de eleitores, compra de votos. Vamos ter equipes em todo território nacional e aqui no Amazonas essas equipes vão se concentrar nos principais colégios eleitorais, onde se concentra o maior número de eleitores”, explicou o delegado Fábio Pessoa.

Ainda de acordo com Pessoa, as equipes só vão até os locais se confirmadas a veracidade dos fatos.

“Por conta da pandemia, devemos tentar ao máximo fazer o isolamento social. E, com esses equipamentos, os policiais podem evitar ao máximo ir até o meio de pessoas que não estão envolvidas. Com o drone a 40, 60m de altura, você consegue um distanciamento dos policiais da população”, explicou.

Segundo a PF, os drones possuem câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos. As imagens, após capturadas, devem ser transmitidas a uma equipe da Polícia Federal para adotar as medidas cabíveis diante de atividades suspeitas.

Segundo o delegado, os drones já estão prontos para o uso e alguns testes já foram feitos com os equipamentos. Além de Manaus, as aeronaves também poderão ser utilizadas em colégios eleitorais do interior do estado, mas os nomes dos municípios também não serão divulgados para não comprometer as operações.

Fonte – G1 Amazonas

Artigo anteriorUEA abre inscrições para processo seletivo de Mestrado em Letras e Artes
Próximo artigoJapurá terá licitação para serviços de engenharia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui