Polícia Militar conta com Batalhão especializado em ações de fiscalização no trânsito

Foto: Erikson Andrade/SSP-AM

As operações de fiscalização em áreas urbanas e nas rodovias, retirada de veículos sem condições de tráfego das ruas e remoção de condutores sob efeitos de álcool são áreas de atuação do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).


O Batalhão conta com uma companhia especializada em escoltas de autoridades, materiais bélicos e cargas, com batedores militares que buscam, durante as operações, fazer o trânsito fluir e liberar passagens para o traslado de pessoas e materiais.

Realizar fiscalizações em blitz com o objeto de revistar veículos e motoristas suspeitos, em busca de armas e entorpecentes, também são atribuições desempenhadas por policiais do BPTran.

Foto: Erikson Andrade/SSP-AM

Além disso, os militares do Batalhão de Trânsito podem ser acionados para apoiar ações de segurança com outras forças policiais do estado, como Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), o Comando de Policiamento Especializado (CPE) e o Comando de Policiamento de Área (CPA).

O BPTran atua, ainda, em ações conjuntas com outros órgãos, entre os quais o Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com o objetivo de auxiliar no controle de manifestações e reintegrações, por exemplo.

Comandante do BPTran, o tenente-coronel Marcos Vinícius da Encarnação narra sobre a importância e o trabalho promovido pelo Batalhão especializado da Polícia Militar.

“O policiamento de trânsito criado, primordialmente, para a preservação da vida humana, com medidas operacionais, educativas e ações preventivas que garantam a mobilidade urbana, a segurança e a fluidez no trânsito da cidade de Manaus e na região metropolitana”, descreve o tenente-coronel.

Ao todo, 125 policiais são especializados nestas ações no Amazonas. Para servir no BPTran, o policial militar deve ter formação em cursos específicos, exigido pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). O policial deve preencher o requisito de possuir curso de batedor, que são os profissionais que abrem caminho durante trajetos no movimentado trânsito das grandes cidades.

Foto: Divulgação/PMAM
Artigo anteriorContrato com empresa de parente de vice-prefeito deve ser suspenso em Humaitá
Próximo artigoAadesam convoca classificados para atuar no projeto “Consolidando”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui