Polícias identificam mentor dos ataques terroristas, em Paris

Abdelhamid identificado como autor do ataque à França/Foto: Photo

As polícias da Bélgica e da França identificam o suspeito de ser o cérebro da operação terrorista em Paris: o suspeito é Abdelhamid Abaaoud, de 28 anos, nascido em Molenbeek, periferia de Bruxelas. Com origens marroquinas, o jovem passou a ser considerado nos últimos meses, o maior recrutador de europeus para lutar na Síria em nome do Estado Islâmico (EI). Abaaoud teria “organizado e financiado” os atentados a partir da Síria.
Na Bélgica, o terrorista já foi condenado a 20 anos de prisão por envolvimento em outros atentados. Há poucos meses, uma célula terrorista foi desmantelada na cidade belga. Mas Abaaoud conseguiu escapar e viajou para a Síria.


O suposto cérebro da operação ainda tentou circular a informação em meados de 2015 de que teria morrido na Grécia. Em redes sociais, ele distribuiu fotos daquele que seria o seu corpo. Contudo, a polícia logo identificou que as mensagens eram falsas.

Em um vídeo postado no Youtube em fevereiro ele declara claramente sua intenção de matar. “Por toda minha vida, vi o sangue muçulmano ser derramado. Eu rezo para que Alá rompa as costas daqueles que se opõe a Ele, seus soldados e seus admiradores e que Ele os extermine”, disse.

Seu radicalismo chamou a atenção de muitos, principalmente depois que ele anunciou que levou seu irmão de 13 anos para lutar na Síria.
Buscas. Enquanto as primeiras suspeitas aparecem sobre o atentado, uma operação policial ocorre neste momento no bairro da periferia de Bruxelas. AoEstado, policiais na região confirmaram que a ação está relacionada com a busca por Salah Abdeslam, um dos supostos autores dos atentados em Paris e que teria escapado para a Bélgica. “Essa ação está relacionada com os atentados em Paris”, confirmou a prefeita do local, Françoise Schepmans.

Pelo menos uma pessoa foi detida e saiu retirada pela polícia escondida por uma máscara negra. Policiais confirmaram que não encontraram Abdelsa.(Terra/IstoÉ)

Artigo anteriorMais de 2 mil professores municipais receberam tablets educacionais no AM
Próximo artigoReceita Federal deposita penúltimo lote de restituições do IR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui