
Nesta quarta-feira (5), o governador Wilson Lima (União) e os deputados federais e senadores do Amazonas irão se reunir com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O objetivo é manifestar defesa e a integridade do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e também discutir a Reforma Tributária.
Wilson Lima e os parlamentares do Amazonas em Brasília querem o apoio de Haddad para que o texto a ser votado na Câmara garanta as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus. A arrecadação do Amazonas também está na pauta.
O Amazonas está levando ao governo federal a proposta de construção de fundo de compensação. “Se não conseguirmos manter essa competitividade da nossa Zona Franca de Manaus, temos uma série de precedentes no Judiciário que nos dão condições e o reconhecimento necessário dos incentivos da Zona Franca de Manaus”, ressaltou Wilson Lima.
Os parlamentares consideram a reunião importante para a manutenção da Zona Franca. Apenas o senador Plínio Valério não se manifestou quanto à pauta que será levada a Brasília pela bancada amazonense porque segue preocupado com a CPI das Ongs.
Atualização
Segundo informes da imprensa da região, em conversa com o ministro Fernando Haddad, ele afirmou que vai atender as demandas da bancada federal do Amazonas nos pontos cruciais da ZFM, na Reforma tributária.
Resta saber agora se na votação do Plenário os deputados dos outros estados não vão querer ‘atropelar’ a proposta.