Por aclamação, Sinésio Campos é o novo presidente do PT-AM

Valdemir Santana, Sinésio Campos e José Ricardo, as principais lideranças do PT no Amazonas.

O deputado estadual Sinésio Campos foi aclamado novo presidente do diretório estadual do PT Amazonas no 6º Congresso da legenda, nesse domingo (07), no auditório Belarmino Lins, da Assembléia Legislativa do Estado.


A composição de forças entre a RUL do presidente, Valdemir Santana e do Movimento, liderado pelo próprio deputado, garantiu a Sinésio o apoio de outras forças dentro do partido, apontando ele como a alternativa mais viável para a unificação do partido no Amazonas.

Com a composição formada entre as duas principais correntes do PT, o deputado estadual José Ricardo perdeu força e não conseguiria passar a sua pretensão de ser eleito presidente do Diretório Estadual. Ele retirou sua candidatura mas, em contra partida, exigiu que o apoiassem, nas eleições de 2017/2018, conforme vinha anunciando anteriormente.

Valdemir Santana, Sinésio Campos e José Ricardo, as principais lideranças do PT no Amazonas.

Em troca desse apoio, o deputado lançou-se pré-candidato a governador, já em 2017. Foi uma decisão unilateral da sua força, que ainda está sendo discutida e terá que passar pela aprovação da Executiva do partido, mesmo tendo sido aprovado, nesse 6º Congresso, a proposta de candidatura própria.

Para a presidenta eleita, do diretório municipal do PT Manaus, Odimar Guimarães, é muito precipitado sair com uma única indicação desse congresso, sem antes discutir a “eleição tampão”, prevista para esse mês de agosto, com todas as lideranças partidárias aliadas do Estado. De acordo com ela, outros nomes e outras propostas de candidatura podem surgir e, não seria o momento de definir uma única proposta. Seria muito precipitado. além do mais, o Congresso não tem a prerrogativa de Convenção Partidária.

Ou seja, mais de 80% das forças internas da legenda estão pedindo mais tempo para fechar em cima da questão. Para algumas lideranças, as propostas de candidaturas terão que ser discutidas, avaliadas e calculadas. O momento político não permite erros, principalmente o PT.

Com o prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto à frente, no auditório lotado da ALEAM, o PT escolhe seu presidente.

Estavam no Congresso Estadual, durante dois dias, 293 dos 300 delegados e delegadas escolhidos durante o Processo de Eleição Direta (PED), no mês de abril. Como resultado da convenção, foram escolhidos 15 delegados e delegadas que participarão do Congresso Nacional do Partido, em junho.

Artigo anteriorPHS fortalece base política no interior com vistas em 2018
Próximo artigo“Cassação”: o duro golpe promovido contra o Amazonas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui