
Após ser resgatado pela Polícia Militar, o filhote de onça-pintada voltou para a casa da família que o criava, em Santo Antônio do Içá (a 1.502 quilômetros de Manaus). O retorno aconteceu por falta de abrigo para o animal.
A volta de Golias, como foi batizado, para casa aconteceu porque a cidade não tem estrutura para abrigar o filhote. Golias ficará na residência até ser resgatado pelo Ibama ou por outro órgão responsável.
Mas o animal será resgatado novamente, desta vez, por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O órgão teve conhecimento do resgate de um filhote de onça-pintada, de aproximadamente 8 meses, em Santo Antônio do Içá, após denúncia feita à Polícia Ambiental. “De acordo com relatos, o animal, que passou por uma avaliação inicial feita por um veterinário do município, encontra-se em bom estado de saúde e apresenta comportamento dócil”, diz ao iG.
Além de multa, a guarda e posse de animais silvestres, sem a devida autorização, pode resultar em detenção de 6 meses a 1 ano. Isso porque as práticas são consideradas criminosas, segundo a Lei de Crimes Ambientais (9.605/1998).