Posse de Dilma deverá ter presença de cinco presidentes latino-americanos

Dilma e Mujica, em encontro/Foto: Arquivo
Dilma e Mujica, em encontro/Foto: Arquivo

Os presidentes de Chile, Costa Rica, Paraguai, Uruguai e Venezuela, e delegações de outros 70 países comparecerão à cerimônia de posse da presidente Dilma Rousseff, em Brasília, na quinta-feira.
Fontes oficiais consultadas nesta terça-feira pela Agência Efe afirmaram que os líderes do Chile, Michele Bachellet; Paraguai, Horacio Cartes; Uruguai, José Mujica; e Venezuela, Nicolás Maduro, chegarão no dia 1º de janeiro, pouco antes da cerimônia, enquanto o costarriquenho Luis Guillermo Solís é esperado amanhã.


Mujica viajará para Brasília acompanhado pelo presidente eleito e sucessor, Tabaré Vázquez, que tomará posse a partir do dia 1º de março.

A única governante dos países do Mercosul que não comparecerá ao ato será a argentina Cristina Kirchner, que sofreu uma fratura no tornozelo esquerdo e por esse motivo será representada pelo vice-presidente, Amado Boudou.

Segundo as fontes consultadas pela Efe, também confirmaram presença os vice-presidentes de Colômbia, Germán Vargas Lleras; Cuba, Miguel Díaz-Canel; Equador, Jorge Glas; El Salvador, Oscar Samuel Ortiz; e Nicarágua, Moisés Omar Halleslevens; assim como o vice-primeiro ministro de Portugal, Paulo Portas.

Os Estados Unidos também estarão representados pelo vice-presidente, Joe Biden, o que foi considerado como um “sinal” do governo de Barack Obama destinado a recompor as relações com o Brasil, que desde 2012 estão estremecidas por um escândalo de espionagem.

Da mesma maneira, a China, um dos principais parceiros comerciais e políticos do governo brasileiro, confirmou a presença do vice-presidente, Li Yuanchao.

O primeiro-ministro sueco, Stefan Löfven, também estará presente e aproveitará a viagem para tratar assuntos relacionados à venda de 36 caças Grippen NG à Força Aérea Brasileira.

Segundo fontes oficiais, o “desconforto da data” e o fato de se tratar de “um governo que continua” levou muitos países a diminuir o nível de representação habitual em cerimônias de posse.

Segundo a programação oficial, o ato de posse começará às 14h30 (de Brasília) e se encerrará quatro horas depois com um coquetel oferecido por Dilma às delegações estrangeiras no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.(Terra)

Artigo anteriorRR: Reintegração de posse termina em confronto, em Boa Vista
Próximo artigoAdolescentes que cumprem medidas sócioeducativas têm cursos encerrados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui