Praciano se lança com 19% de preferência do eleitorado ao PT e maior tempo de TV

Ex-deputado federal Francisco Praciano (Foto: Reprodução)

O PT tem o maior tempo de televisão e segundo pesquisas do IBOPE a maior preferência dos brasileiros com 19%, uma ascensão de apoio popular, articulação juntos aos movimentos sociais urbanos e do campo e mesmo com a prisão de Lula, o PT já reafirmou seu registro de candidatura à presidência da república no dia 15 de agosto. Essas são condições materiais de força política do partido na atual conjuntura.

Expressão Eleitoral

Praciano, já foi vereador em Manaus por quatro mandatos consecutivos, deputado federal por duas vezes, sendo o mais votado as eleições de 2010, e na eleição de 2014 disputou para Senador quando o petista obteve mais de meio milhão de votos, foram 549.748 votos representado 34,44%. O PT acredita que é possível buscar esses votos novamente em decorrência da conjuntura política e pela sua trajetória. Com essa densidade eleitoral ele se enquadra na estratégia nacional do PT, que definiu em resolução as prioridades para as eleições de 2018, que são de eleger Lula presidente com uma forte bancada de deputados federais e senadores desde que apresente viabilidade eleitoral.

Ex-deputado federal Francisco Praciano (Foto: Reprodução)

Pré-Candidatura de Praciano ao Senado

o ex-deputado federal Francisco Praciano, pode ser alternativa do PT para a disputa ao ao senado. Ele disse que está à disposição do partido. “Disse ao PT que quero participar das eleições. De preferência como candidato ao Senado. Acho que sou uma peça no xadrez do PT. Ele joga como quiser”, afirmou o ex-deputado.

Para Praciano, “ Acho que as alianças políticas são necessárias e defendo pela lógica da ética, lógica daqueles que estão angustiados em ver o Estado ser desmontado. O palanque do Lula tem que ser grande. Alianças são necessárias para eleger governador, senador, deputados federais e estaduais. E dar volume, importância, visibilidade e viabilidade eleitoral para a chapa majoritária”, sentenciou o petista.

Dirigentes do PT estão em conversas avançadas com David (PSB), caso se confirme a ida do PT para esse bloco, Praciano é um forte candidato ao Senado com viabilidade eleitoral com grandes chances de vitória. Pesquisas apontam que o ex-deputado poderá ser o mais votado em Manaus para o Senado, que tem mais de 60% do eleitorado, e ficando em terceiro lugar no interior. Para o pré-candidato Praciano. “É preciso ter maturidade e racionalidade na discussão de 2018!”, finalizou.

Calendário Eleitoral Interno

Internamente o PT definiu por um calendário do processo de discussão eleitorais que iniciou em abril e vai até julho, onde há tendências políticas internas que defendem candidatura própria no majoritário e proporcional sem alianças, outras que defendem alianças apoiando candidato ao governo de outro partido com participação na chapa majoritária, podendo indicar a vaga de vice-governador e/ou o cargo de Senador.

Nessa sexta, 11, é o prazo final dado pela direção estadual para apresentação de proposta de apoio de candidatura de outro partido. O Encontro de definição da tática eleitoral do PT será no dia 26 de maio.

Cenários

O PT ainda não decidiu qual será sua tática eleitoral. Há tendências internas que defende um alinhamento com o atual governador Amazonino Mendes (PDT) no seu plano à reeleição, outros no grupo de David Almeida (PSB) que vai agregar partidos de oposição e ainda que o PT tenha candidatura própria.

Nessa direção, José Barroncas já se registrou como pretendente a disputar a indicação para concorrer a governador. Nesta quinta, o ex-deputado Francisco Praciano chegou a Manaus, vindo do Ceará, saudado como pré-candidato ao Senado. O PT já tem registrado internamente com intenções disputar a Camara Federal seis pré-candidatos e 29 pré-candidatos a deputado estadual.

Praciano tem a missão de conversar com todas as tendências internas do partido para criar consenso interno e depois dialogar com os partidos para criação de uma frente de esquerda e centro que possa derrotar o grupo político que está “há 36 anos no poder”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui