Prazo de permanência da Força Nacional no Amazonas é prorrogado

Foto: Adneison Severiano/ G1 AM

O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou por mais 60 dias, a atuação da Força Nacional no Amazonas. A decisão foi autorizada em cima de um pedido do Governo do Estado. Os militares da tropa federativa estão reforçando a segurança local desde janeiro de 2017. É a sexta vez, em pouco mais de dois anos que ocorre a prorrogação.


Parte dos militares da Força Nacional chegaram ao Amazonas, em janeiro de 2017, após rebeliões de presos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) e na Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, que resultaram na morte de mais de 60 detentos.

Foto: Adneison Severiano/ G1 AM

Nesta segunda-feira (11), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Portaria nº 232, o novo prazo para emprego do efetivo nas ações de policiamento ostensivo e no reforço à segurança externa das unidades do sistema penitenciário amazonense começou a vigorar no último dia 3, quando se encerrou o período concedido em janeiro deste ano.

No Amazonas, os policiais da Força Nacional atuam segundo as orientações dos órgãos de segurança pública estaduais, apoiando, principalmente, as ações no sistema penitenciário local.

Este novo prazo de mais dois meses poderá ser prorrogado a pedido do governo do Amazonas. Segundo a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SSP-AM), 35 agentes foram deslocados para o Estado.

A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) informou por meio de nota que, a presença dos policiais da Força Nacional nas imediações dos presídios “contribui para a manutenção da segurança e estabilidade do sistema prisional local, em função das ações preventivas e ostensivas desenvolvidas nos últimos dois anos”. De acordo com a pasta, não houve, no período, registros de rebeliões e fugas. E ainda “foi constatada redução de ocorrências vultosas”.

Fonte: Agência Brasil

Artigo anteriorVereador Diego Afonso apresenta PL para identificação das rotas de ônibus
Próximo artigoJosué Neto destina R$ 350 mil em emendas para Nova Olinda do Norte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui