Prefeita de Pauini causa dano milionário aos cofres da cidade

Foto: Reprodução

Por atos de improbidade administrativa, a prefeita de Pauini (a 935 quilômetros de Manaus), Eliana Amorim (MDB), está sendo processada pelo Ministério Público Federal do Amazonas (MPF-AM). A conduta da prefeita causou dano de mais de R$ 2 milhões aos cofres públicos.


Ela não prestou contas de recursos federais destinados à educação no município. Os recursos foram repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao município para construção de uma quadra escolar coberta e de uma creche/pré-escola, para aquisição de uniforme escolar, de materiais para sala de aula rural e de ônibus escolares, como parte do Programa de Ações Articuladas (PAR) e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), com repasse total de R$ 1.171.756,10.

O MPF esclarece, na ação de improbidade administrativa, que, ainda que os convênios tenham sido executados em gestão anterior, a prestação de contas é dever de quem está à frente da prefeitura quando o prazo para comprovar a aplicação dos recursos se encerra. A prefeita de Pauini, na tentativa de justificar a omissão, apresentou ao Ministério Público alegações genéricas sobre a não localização dos documentos necessários à prestação de contas, mais de um ano após a notificação.

Artigo anteriorProdutores têm até o dia 31 para imunizar rebanho contra febre aftosa
Próximo artigoGoverno dobra número de respiradores no interior do Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui