Prefeito de Manaus lamenta morte do fotojornalista Alexandre Fonseca

Foto: Reprodução

O prefeito Arthur Virgílio Neto, em nome de todos os funcionário da Prefeitura de Manaus, lamenta profundamente o falecimento do fotógrafo e servidor público municipal Alexandre Fonseca. Há mais de uma semana ele estava internado e lutava contra o câncer.
“É sempre muito triste quando perdemos alguém tão querido e reconhecido por todos, não apenas em sua área de atuação. Faço questão de ressaltar a importância do trabalho da imprensa e de pessoas como o Alexandre, exímio fotógrafo, com visão sensível em suas imagens sobre a Amazônia e extremamente carismático”, externa o prefeito, manifestando, ainda, sua solidariedade à família.

Colega de profissão em grandes jornais e assessorias, o secretário municipal de Comunicação, Eric Gamboa, também lamenta a passagem do amigo. “Uma triste perda, sem dúvida, não apenas para o jornalismo, por ter um olhar singular sobre a região amazônica, mas para todos nós que convivemos com a pessoa calma e generosa, cheia de ideias e de bem com a vida, que era o Alexandre”, disse.

Além de talentoso e renomado fotógrafo, reconhecido pelos colegas de profissão, Alexandre Fonseca, natural do Estado do Pará, era formado e atuante na área da gastronomia e também produtor cultural, autor de encontros e exposições na área da imagem, como o “Manaus bem na Foto” e idealizador do grupo “A Escrita da Luz”.

O velório inicia na tarde desta quinta-feira, 12/12, na sede da Casa Militar de Manaus, na avenida Padre Agostinho Caballero, Compensa, zona Oeste.

Foto: Reprodução

O sindicato dos Jornalistas também lamentou a morte do jornalista.

NOTA DE PESAR
A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP/AM), em nome da categoria, vem a público manifestar PESAR pela morte do jornalista e repórter fotográfico Alexandre Fonseca, 47, ocorrida na manhã desta quinta-feira (12/12/19). Há aproximadamente uma semana, ele estava internado no hospital Check-up em decorrência do tratamento contra o câncer.

Alexandre sempre foi reconhecido por seu profissionalismo, humanismo e talento por trás das lentes, além de ser verdadeiramente amigo nas pautas, fato citado de forma unânime por todos os colegas de profissão com quem já trabalhou. Nos últimos anos, dedicou-se também à outra paixão que tinha: a gastronomia, concluindo o curso tecnólogo na área e e graduando em Nutrição. Passou ainda pelas redações de A Crítica, Amazonas Em Tempo e Correio Amazonense.

Natural de Santa Maria de Belém (PA), constituiu carreira e família em Manaus. Poprietário da Proa Image Press e Fotocooking, repórter fotográfico na Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Manaus, Alexanfre era também produtor cultural e Coordenador do Manaus Bem na Foto (MBF – Festival de Fotografia). Dedicava-se ainda ao projeto social “A escrita da Luz” e ao coletivo fotográfico “Retratando”.

Alexandre Fonseca deixa, além de saudades e o exemplo de um grande profissional, a esposa Ione Moreno, também repórter fotográfico; dois filhos, de 18 e 23 anos; os pais Valentina e João Paulo e mais cinco irmãos.

O SJP/AM envia condolências a familiares e amigos.

Manaus, 12 de dezembro de 2019.

DIRETORIA
SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DO AMAZONAS – SJP/AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui