Prefeito de Manaus lança Portal da Transparência Covid-19 com ‘Vacinômetro’

Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom

O prefeito de Manaus, David Almeida lançou nesta sexta-feira, 29/1, o Portal da Transparência Covid-19, que inclui mais uma ferramenta de acesso fácil aos registros, o “Vacinômetro”, um dashboard (painel de monitoramento) pelo qual já é possível verificar o quantitativo de vacinas aplicadas pela Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A nova ferramenta é mais uma medida da administração do prefeito David Almeida para garantir total transparência ao processo de vacinação em Manaus, além de ser uma facilidade ao acesso dos cidadãos às informações oficiais. O acompanhamento pode ser feito por meio do endereço https://covid19.manaus.am.gov.br/

O David lembrou ainda que, desde o mês de agosto do ano passado, Manaus lidera o ranking do índice da transparência da Covid-19, uma iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR) para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo Coronavírus, publicados pela União e pelos Estados brasileiros em seus portais oficiais.

Foto: Altemar ALcantara/Semcom

A ferramenta foi desenvolvida pela equipe do Departamento de Tecnologia da Informação da Semsa, sem nenhum custo para os cofres públicos. Por meio dela, é possível consultar o total de pessoas vacinadas, quantas foram vacinadas no dia, quantos locais de vacinação foram alcançados, quantos vacinadores estão atuando, além das categorias e grupos preconizados pelo Ministério da Saúde (MS) em nota técnica.

A secretária municipal de Saúde, a médica Shádia Fraxe, ressalta que nessa fase inicial pode haver algumas inconsistências no registro de vacinas e outras informações, porque a alimentação dos dados é feita por uma equipe que precisa tabular e consolidar muitas informações diariamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui