Prefeito visita obras do aterro controlado, em Parintins-AM

Vice Tony Medeiros visita obras do Aterro Controlado/Foto: Divulgação

Com intensos trabalhos executados ao longo dos cinco últimos meses pelas secretarias de Obras e Meio Ambiente, a antiga lixeira a céu aberto de Parintins, foi transformada em aterro controlado e, mesmo com as obras de readequação, seguem em ritmo intenso as melhorias no local.
Para acompanhar o andamento das ações na área que recebe os resíduos sólidos do município, o prefeito em exercício Tony Medeiros, acompanhado do coordenador municipal de Meio Ambiente, Alzenilson Aquino, e equipe técnica, inspecionou na segunda-feira (05) os trabalhos de cobertura e compactação total do lixo depositado no aterro.

Vice Tony Medeiros visita obras do Aterro Controlado/Foto: Divulgação

No acompanhamento das ações feitas na antiga lixeira, Tony Medeiros foi informado de que foram utilizados mais de 7 mil metros cúbicos de terra para cobrir aproximadamente 3,5 hectares da área onde deposita-se o lixo doméstico de Parintins. A mudança, de acordo com o prefeito em exercício, cumpre acordos firmados pelo Município com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Ministério Público.

“Nós temos um acordo com a Anac e o Ministério Público de que em dois anos nós mudaremos esse aterro para um outro lugar. Vamos recuperar toda essa área que deixará de receber os resíduos sólidos. Na próxima semana iniciaremos essa recuperação com a plantação de mudas que vão restaurar toda a vegetação desse local com espécies nativas da flora amazônica”, explica Medeiros.

Mais de 70% da área do aterro controlado foi recoberta com terra, segundo o coordenador municipal de Meio Ambiente,Alzenilson Aquino. Todas as ações executadas no aterro foram acompanhadas pelos órgãos que regulamentam o meio ambiente.

“A diminuição na quantidade de urubus na área é muito significante. Observamos que o trabalho está sendo bem realizado e já estamos programando novas melhorias. Temos um plano de ação junto à Secretaria de Obras e vamos executar ainda mais melhoramentos como a iluminação, arruamento e a colocação de cerca para proteger a área”, salienta.

Após o recobrimento total da área da antiga lixeira, a próxima ação executada pelas secretarias de Obras e Meio Ambiente será a implantação de um sistema de canalização para a retirada de gases como o metano, acumulados no local em decorrência da decomposição do lixo.

Simpósio de Meio Ambiente

Além da vistoria no aterro controlado, o prefeito em exercício também participou do I Simpósio Multi Institucional sobre Meio Ambiente do Baixo e Médio Amazonas, no Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp/UEA). No evento, Tony Medeiros palestrou sobre todas as ações que o governo vem executando para melhorar o recolhimento e a destinação dos resíduos sólidos de Parintins.

O evento foi realizado pela Prefeitura em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui