Prefeitos promovem uma espécie de “leilão de PMs” da turma de 2024 no Amazonas

Policiais Militares chegando ao interior do AM - foto: ilustrativa

Pensando em garantir mais segurança, e agindo dentro da Lei da oferta e da procura, prefeitos do AM estão “comprando” policiais militares em uma espécie de leilão do maior benefício


Os municípios do interior do Amazonas enfrentam sérios problemas no que diz respeito à segurança pública e falta de efetivo militar. A quantidade de Policiais Militares é pequena e não atende a crescente criminalidade ocorrida nas maioria dos municípios do Estado.

Antes, o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), havia garantido que mais agentes seriam destinados ao interior do Estado. Eles seriam recrutados no processo de formação da nova turma de policiais militares ocorrida em 2024. Porém, bem antes de virar o ano essa promessa foi totalmente esquecida.

Ofertas para atrair militares

Não conseguindo esperar mais a “boa vontade do governador Wilson Lima”, muitos prefeitos do interior passaram a oferecer benefícios extras e atrativos irrecusáveis. Ou seja, cada prefeito dando lance maior na tentativa de atrair os novos policiais da turma de 2024 para os seus municípios.

Entre as principais ofertas e atrativos estão auxílio-moradia, gratificações, diárias pagas e até cargos adicionais na administração pública para familiares.

O problema, no entanto, está sendo a desigualdade de ofertas entre os municípios ricos e os municípios pobres.  Os ‘ricos’ conseguem atrair maior número de policiais, enquanto cidades menores e mais carentes continuam desprotegidas e sem condições de ter o seu policial militar de estimação.

Meu policial municipal

A medida, aparentemente vantajosa para o povo, causou indignação entre a população e entre os próprios policiais que, apesar da necessidade de emprego, esperavam que o governo cumprisse a promessa de realocação automática e não ter que passar pela Lei da oferta e da procura.

A pecha de ‘meu policial’ adquirido por melhor oferta, na realidade, coloca em xeque a credibilidade das políticas de segurança pública do Amazonas e expõe a fragilidade do planejamento do governo estadual.

Enquanto o governador parece não querer resolver o problema, a população do interior segue aguardando o reforço policial prometido e enfrentando, muitas vezes, sozinha, o aumento da violência.

A sociedade quer e precisa de respostas concretas do governador Wilson Lima, que só faz promessas e não cumpre.

*Da redação, com a contribuição de policiais de alta patente do Amazonas

Aproveitando o grita geral, o deputado Sidney Leite (PSD-AM), faz um vídeo sobre o desmonte da segurança pública promovida pelo governador Wilson Lima (União Brasil) e o favorecimento do crime organizado de ações concretas do governo.

Artigo anteriorParque Cidade da Criança será revitalizado com novas atrações
Próximo artigoParceria entre David Almeida e Átila Lins garante novos investimentos em infraestrutura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui