
Para expor maiores esclarecimentos sobre o processo de regularização da malha fundiária de Barreirinha (a 330 quilômetros de Manaus), foi realizada na manhã de sábado, 2, a segunda reunião do Fórum Fundiário, após a sua instalação, no último dia 26 de maio.
O encontro ocorreu no saguão do porto do município e foi promovido pela Prefeitura Municipal de Barreirinha, por meio da Secretaria Municipal de Cultural, Turismo e Meio-ambiente (Semctram).
As reuniões do fórum visam reforçar a importância de promover políticas voltadas à regularização de terras com o objetivo de que o ‘posseiro’ se torne dono da área que habita e ainda tenha acesso aos benefícios como linhas de crédito e garantir a transferência hereditária do imóvel.
O prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas, explica que as reuniões viabilizam o entendimento coletivo e ressalta que o título definitivo de terra, quando adquirido, trás benefícios a todos. O Fórum Fundiário de Barreirinha está contribuindo para os esclarecimentos sobre as políticas fundiárias e todo o processo envolvido.

“É importante esclarecer que após a entrega do título, o proprietário terá acesso a benefícios de origem bancária e, também, poderá ter acesso a financiamentos de qualquer ordem. Por isso, temos orgulho em estar em mais um encontro e feliz por ver que a população aceita o convite para ouvir sobre esta proposta séria de política pública” , afirma Glenio Seixas.
Resolução
Também palestrou na reunião, o ex-prefeito de Barreirinha Gilvan Seixas. “A regularização de terras na área pertencente aos holandeses tem sido uma batalha dura desde a época em que esteve a frente do governo”, relembrou.
A Prefeitura de Barreirinha deu todo o suporte logístico para que esta ação fosse concretizada para beneficiar centenas de famílias barreirinhenses. As medições e cadastros das residências irão continuar, podendo se estender até à zona Rural do município.