Prefeitura de Manaus implementa ações inéditas para fortalecer cultura local

Foto: Divulgação

Nos últimos três anos, a Prefeitura de Manaus, através do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), alcançou importantes avanços para os artistas locais. Um dos principais marcos foi a inclusão da capital no Sistema Nacional de Cultura (SNC) do Governo Federal. Isso foi possível graças à criação do Plano Municipal de Cultura, que servirá como referência para as ações culturais da gestão pública municipal pelos próximos dez anos. Essa inclusão permite à cidade receber recursos federais e definir políticas públicas estruturais na área cultural.


Segundo o prefeito Davi Almeida, a gestão priorizou a cultura e capacitação dos artistas locais. “Em nossa gestão, cultura passou a ser tratada com total prioridade. Os artistas de Manaus passaram a receber todo apoio, seja na realização de eventos, na capacitação profissional, no reconhecimento por meio da criação e ampliação de premiações”, destacou o prefeito.

Um dos programas mais significativos criados foi o “Manaus Faz Cultura”, que formou cerca de 10 mil artistas locais com investimentos de mais de R$ 3 milhões desde 2021. Este programa beneficiou diversos projetos culturais como oficinas, cursos, seminários, workshops e palestras.

Foto: Recorte

Outro programa inovador foi o “Manaus Pró-Cultura”, que ofereceu cursos e oficinas para capacitação de artistas em áreas como crítica cinematográfica para mulheres, introdução à dramaturgia e elaboração de projetos culturais.

Neilo Batista, presidente do Concultura, destacou os resultados das ações executadas. “Só em 2023, o programa ‘Manaus Faz Cultura’ beneficiou 100 projetos com um valor individual de R$ 20 mil. Um prêmio que até 2021 não existia e mostra o investimento de primeira linha da prefeitura na cultura e para quem faz cultura em Manaus”, afirmou Batista.

Valorização da Arte e Cultura Local

A gestão também implementou a “Mostra de Arte Indígena de Manaus”, valorizando os povos originários. Além disso, foi sancionada a Lei nº 3.103, que instituiu o Dia Municipal da Poesia em 4 de setembro, em homenagem ao nascimento do poeta manauara Luiz Bacellar.

Essas ações demonstram o comprometimento da Prefeitura de Manaus em fortalecer e valorizar a cultura local, proporcionando oportunidades e reconhecimento aos artistas da região.

Artigo anteriorPolícia prende homem que matou o próprio irmão com golpe de faca em Japurá
Próximo artigoMilitar morre após grave acidente de trânsito na Ponta Negra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui