Prefeitura de Parintins mobiliza população em prol da campanha Maio Laranja: Faça Bonito

Foto: Pitter Freitas – SECOM

Nesta segunda-feira (19), erguendo a bandeira da proteção contra o abuso e a violência sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação e da Rede de Proteção, realizou um grande ato público de encerramento da Campanha Maio Laranja: Faça Bonito – 18 de maio.


A mobilização contou com a parceria das Secretarias de Educação, Saúde, Cultura e Turismo, além de 43 instituições, os Bumbás Caprichoso e Garantido, bois mirins, escolas municipais e representantes dos poderes Legislativo e Judiciário.

Na Arena Rubem dos Santos, apresentações musicais e artísticas emocionaram o público. Crianças dos bois mirins Tupi, Estrelinha e Mineirinho, membros da Acsus, e os Bumbás Caprichoso e Garantido levaram mensagens de apoio à campanha, reforçando a importância da conscientização.

Foto: Pitter Freitas – SECOM

Com a proximidade do 58° Festival Folclórico, o prefeito Mateus Assayag fez um apelo à população para que se mantenha atenta e vigilante. “Teremos vários eventos culturais e vamos receber mais de 100 mil turistas. Quero convocar a todos. Aqui em Parintins, as nossas câmeras de vigilância serão vocês. Essa é uma luta que precisa ser diária. Não pode ficar apenas no discurso”, destacou o prefeito.

A secretária de Assistência Social, Zeila Cardoso, ressaltou o potencial econômico e cultural de Parintins, mas também alertou sobre os riscos. “O Festival é o maior espetáculo a céu aberto do mundo, mas também pode ser uma porta para que redes criminosas explorem nossas crianças e adolescentes. Trouxemos os bois para dizer que a cultura não vai morrer, mas precisamos salvar vidas. Pule, brinque, mas não brinque com nossas crianças”, enfatizou.

Foto: Pitter Freitas – SECOM

A titular da Delegacia de Polícia Civil (DEP), Marna de Miranda, também manifestou sua preocupação com o período do festival. “Que a campanha não fique apenas neste dia. O Festival está se aproximando, e nossa preocupação aumenta. Ter o apoio da Prefeitura e de uma rede de proteção fortalecida é essencial para o trabalho da Polícia Civil”, afirmou.

O Ginásio foi tomado por alunos da rede municipal, que atenderam ao chamado da Secretaria de Educação. A secretária Gizelle Soares destacou a mobilização. “Hoje a Secretaria de Educação parou. Todas as escolas da rede municipal estão aqui. Nossos profissionais fazem a diferença na vida das nossas crianças. Paramos porque é preciso combater e falar sobre essa temática”, declarou.

Foto: Pitter Freitas – SECOM

Representando o Conselho Tutelar, Adson Almeida refletiu sobre a importância da data. “Precisamos encarar esse problema, que exige uma batalha diária. Nosso trabalho é voltado para a vítima, especialmente na área da saúde, para que seja atendida e acolhida o quanto antes. Temos que estar juntos nesse combate”, enfatizou.

Joelilce Trindade, representando o colegiado do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), fez um alerta. “A maioria das violações de direitos acontece dentro do próprio seio familiar. Todos nós, enquanto cidadãos, temos que contribuir com a Rede de Proteção e viver esse combate diariamente”, pontuou.

Foto: Junior Preto – SECOM

A defensora pública Emily Santos reforçou o papel da Defensoria nesse esforço coletivo. “A Defensoria Pública faz parte dessa rede. Hoje não é um dia de festa, mas todos estão de parabéns. Quem está aqui participa ativamente desse combate”, concluiu.

Artigo anterior“Unidade móvel do golpe” circulava com disparos de SMS falsos para enganar desavisados
Próximo artigoProdução de açaí cresce 150% no Amazonas com apoio da Assistência Técnica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui