
Aproximadamente 50 estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifam) participaram de palestra ministrada pelo tecnólogo em agroecologia da Secretaria Municipal de Produção Rural, Luís Carlos Roçoda. No dia 13 de maio, a Prefeitura de Parintins realizou a atividade de campo na Fazenda Kimura, na estrada do Macurany, em parceria com a empresa Fertsolo para incentivar os alunos do curso de agropecuária a fazer o processo de compostagem orgânica com a aplicação da biotecnologia.
A iniciativa demonstra a preocupação do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves em criar alternativas para a destinação adequada dos resíduos, antes descartados inadequadamente como lixo, tanto na cidade quanto nas comunidades rurais.
O secretário de produção Tião Teixeira afirma que o trabalho do Departamento de Agroecologia apresenta soluções adequadas para transformar matéria orgânica em adubo a ser utilizado nas atividades agrícolas.

Luís Carlos Roçoda ressalta os objetivos da palestra com os alunos do Ifam. “Atendemos uma solicitação do professor Marcelo Rocha, da disciplina agroecologia. Essa parceria da Prefeitura com as instituições de ensino capacita os técnicos que vão atuar no campo junto aos agricultores. O destino do lixo, por meio da compostagem, é ser condicionador de solo, adubo orgânico, para melhorar a qualidade de absorção dos nutrientes que as plantas necessitam”, explica o tecnólogo em agroecologia.
A empresa Fertsolo, na Fazenda Kimura, tem sido referência no processo de destinação de resíduos recolhidos na cidade, transformados em adubo e usados na agricultura. A matéria orgânica é oriunda de locais como feiras, matadouro frigorífero, agroindústrias de beneficiamento de pescado, de polpas de frutas regionais, movelarias do Distrito Industrial, entre outros. “Temos experiencias exitosas comprovadas que são exemplos e podem servir para reduzir a quantidade excessiva de lixo”, reitera Luís Carlos Roçoda.