Prefeitura faz 16 mil atendimentos durante a pandemia

Foto: Divulgação

O acesso à alimentação e à higiene pessoal são direitos básicos do ser humano. A Prefeitura de Manaus, durante a pandemia da Covid-19, tem redobrado esses cuidados com a pessoa em situação de rua, ao realizar aproximadamente 16 mil atendimentos em dois espaços socioassistenciais administrados pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).


A oferta de serviços básicos (alimentação e higienização), cruciais no atual momento, foi registrada desde a segunda quinzena de março até a primeira quinzena de maio. Os espaços são o Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), localizado no bairro Petrópolis, e a estrutura de acolhimento provisório montado no Centro de Convivência do Idoso (CECI), no bairro Aparecida.

No Centro POP, aproximadamente 8 mil refeições (café da manhã e almoço) alimentaram os usuários, o acesso ao banho também fica disponível, de segunda a sexta-feira e feriados, enquanto no Ceci, implantado no dia 1° de abril, fruto de uma parceria entre prefeitura e governo do Estado, 8.462 almoços foram distribuídos e 900 banhos ofertados, neste o funcionamento é todos os dias.

Além de alimentação e higiene pessoal, os dois pontos também têm serviços de atendimento social, psicossocial, saúde, palestras e doação de roupas.

Boa parte do público atendido pelos serviços destinados às pessoas em situação de rua é de homens, mas há também mulheres nessas condições, como é o caso de Rosa Farias, 44, que atualmente está desempregada e coleta sucatas, enquanto o marido repara carros. Dessa forma eles se mantêm. “Esse serviço é bom, porque a gente toma banho, dão roupa e alimento. Não é bagunçado, é organizado. Eu estou gostando e venho todos os dias”, finalizou.

Artigo anteriorPrazo de proibição de corte de água vai até o final de junho
Próximo artigoPL proíbe corte de energia na sexta-feira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui