Prefeitura fortalece cuidado às mães e bebês com o projeto ‘Crescer Saudável’

Foto - Camila Batista / Semsa

Com o objetivo de aprimorar os serviços de saúde materno-infantil, a Prefeitura de Manaus lançou, nesta sexta-feira, 13/5, o projeto “Crescer Saudável”, que será desenvolvido pela Unidade de Saúde da Família (USF) Leonor de Freitas, no bairro da Compensa, zona Oeste da cidade.


O lançamento foi realizado no auditório da Maternidade Doutor Moura Tapajóz (MMT) e contou com a participação de enfermeiras, assistentes sociais, técnicos em enfermagem e mulheres que já vinham sendo acompanhadas pelo projeto “Grupo de Gestantes Sermãe: acolhendo a vida com responsabilidade”, que completa um ano e que foi o ponto de partida para o “Crescer Saudável”.

A coordenadora do projeto, Elizabeth Modernel, explicou que a iniciativa tem a proposta de acompanhar a criança de zero até os dois anos de vida, o que na prática significa que, além dos cuidados que mãe e filho recebem na USF Leonor de Freitas, um trabalho complementar será realizado pelo whatsapp para monitorar as consultas, verificar o recebimento de vacinas e outras ações de saúde até os bebês completarem dois anos de idade.

Foto – Camila Batista / Semsa

“A ideia surgiu em novembro do ano passado, quando muitas mães que já vinham sendo monitoradas pelo grupo de gestantes ‘Sermãe’ começaram a ter seus bebês. Percebemos que o vínculo criado com os profissionais da nossa unidade ficou forte e constatamos a necessidade de dar continuidade aos cuidados. Daí criamos o grupo virtual do qual a mãe passa a fazer parte logo após ter seus bebês”, explicou.

Para integrar o grupo, cada mãe precisa preencher um questionário, via Google Forms, com informações acerca do peso, altura e outros marcadores, para criar o perfil do bebê e assim poder checar se as consultas nos dois primeiros anos estão sendo cumpridas, se o calendário de vacinas está atualizado e se os cuidados com a  saúde bucal estão sendo realizados.

“Além desse monitoramento pelo aplicativo teremos encontros presenciais sobre saúde e qualidade de vida, para envolver as famílias cada vez mais no desenvolvimento das crianças. Este é um desafio estimulante, mas que mostra o quanto é gratificante ter a confiança dessas pessoas no trabalho que desenvolvemos. Sabemos que os resultados serão significativos na saúde dos bebês”, assinalou Elizabeth Modernel.

O grupo Sermãe atualmente contempla 125 gestantes, que recebem orientações durante o pré-natal. São oferecidas consultas médicas e de enfermagem, além do pré-natal odontológico, que visa prevenir doenças bucais que possam ser transmitidas para a criança.

A dentista Carol Falcão, que atua na USF Leonor de Freitas, no bairro Compensa, destacou que quando a consulta é realizada, a gestante é encaminhada ao pré-natal odontológico e quando é verificado que a mãe apresenta infecção, o tratamento já é iniciado. “Toda essa assistência será também voltada às crianças, para que elas possam ter a saúde bucal preservada”, completou.

 

Artigo anteriorMais de 2,3 mil atletas profissionais e amadores disputam a Meia Maratona Sustentável
Próximo artigoPré-candidatos poderão iniciar financiamento coletivo a partir deste domingo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui