Prefeitura inicia série de capacitações para aprimorar trabalho de vacinadores nas UBSs

Foto: Elienai Emanuel / Semsa

A Prefeitura de Manaus deu início a uma série de capacitações com o objetivo de atualizar os vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) a respeito da rede de frio e do calendário básico de imunização. As atividades serão executadas pela Escola de Saúde Pública (Esap), em três dias de imersão para cada Distrito de Saúde (Disa) da cidade, nos turnos matutino e vespertino.


Nesta terça-feira, 18/10, a capacitação foi iniciada para os vacinadores do Disa Sul, na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e deve seguir até quinta-feira, 20. A gerente de Imunizações da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, informou que a iniciativa objetiva aprimorar o processo de trabalho dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Foto: Elienai Emanuel / Semsa

“O calendário vacinal é muito dinâmico, então a gente precisa estar sempre capacitando e atualizando os nossos vacinadores, para que eles possam atender os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) da melhor forma possível e não cometer nenhum erro”, disse.

A enfermeira contou que 18 vacinas integram o calendário básico, e elas possuem esquemas vacinais e quantidade de doses variados, como por exemplo o imunizante contra a poliomielite, Pentavalente, hepatite B, antitetânica e meningocócica.

Foto: Elienai Emanuel / Semsa

Já a rede de frio, segundo Isabel, diz respeito à cadeia que a vacina precisa passar para conservar toda a qualidade e potência dos agentes imunizantes contra as doenças. “Os vacinadores serão atualizados sobre a montagem de caixas térmicas para armazenamento dos imunobiológicos, saber qual é a temperatura adequada, como organizar os imunizantes dentro da caixa, entre outros pontos”, explicou.

Os profissionais do Disa Norte devem receber a capacitação na última semana deste mês de outubro, e os Disas Leste, Oeste e Rural serão beneficiados durante o mês de novembro.

Artigo anteriorCâmera registra vizinhos com faca na porta do humorista Eddy Jr., vítima de racismo
Próximo artigoTurista canadense morre após cair nas Cataratas do Iguaçu ao tirar selfie

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui