Prefeitura realiza plantio de mudas de pau-brasil no complexo viário

Foto: Deyvson Braga / Semmas

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), realiza nesta segunda-feira, 3/5, a partir das 16h, o plantio de mudas de pau-brasil no complexo viário Ministro Roberto Campos, bairro São Geraldo, zona Centro-Oeste da cidade. A ação faz parte do programa ambiental “Manaus Verde” e visa celebrar o Dia Nacional do Pau-Brasil, comemorado nesta data.

A data comemorativa foi criada em 1978 pela Lei nº 6.607, pois a espécie é considerada a árvore símbolo do Brasil, por ter dado origem ao nome do país. De acordo com o secretário da Semmas, Antonio Ademir Stroski, a espécie está na lista de árvores ameaçadas de extinção.

“Essa espécie está na lista de árvores com o risco de extinção, por isso que esse plantio é tão importante. E o prefeito David Almeida, sensível a causa da preservação do meio ambiente determinou que Manaus se torne de fato uma capital verde”, disse o titular do órgão ambiental de Manaus, que informou também que serão plantadas pelo menos 20 mudas de pau-brasil que estavam sendo preparadas há dois anos no Viveiro de Mudas da prefeitura.

Foto: Deyvson Braga / Semmas

Segundo o Instituto Brasileiro de Floresta (IBF), atualmente o Pau-Brasil encontra-se protegido por lei e não pode ser cortado para fins de florestas comerciais. A espécie está oficialmente na lista de árvores ameaçadas de extinção desde 2004.

Curiosidades

Uma árvore de pau-brasil pode atingir pelo menos 30 metros de altura e o tronco 1,5m. Além de pau-brasil, a espécie também possui outros nomes como ibirapitanga, pau-vermelho, pau-de-pernambuco, arabutã, ibirabitã, muirapitanga, orabutã, pau-rosado e pau-de-tinta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui