Prefeitura realiza transplante de árvores no Conjunto Mundo Novo

Transplante de árvore da Avenida Max Teixeira - Foto: Arlesson Sicsu/ Semmas

A Prefeitura de Manaus deu início nesta sexta-feira, 4/10, à operação de transplante de 17 árvores existentes no canteiro central da avenida Max Teixeira, na Cidade Nova, onde estão sendo realizadas as obras da primeira etapa da construção do complexo viário do Manoa, na zona Norte. As árvores serão reintroduzidas na área verde do conjunto Mundo Novo, a poucos metros da área.
A remoção de árvores é uma forma de garantir que elas possam continuar vivas em outros locais da cidade e reflete a preocupação da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto com as questões ambientais e arborização urbana.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, destacou que, este ano, 24 árvores adultas já foram transplantadas.

O transplante está sendo realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), com o apoio das construtoras responsáveis pela obra, e deverá se estender até a próxima segunda-feira, 7/10.

Transplante de árvore da Avenida Max Teixeira – Foto: Arlesson Sicsu/ Semmas

Nesta primeira etapa serão transplantadas seis jutairanas, dois paus-pretinhos, quatro ipês e cinco palmeiras imperiais. Dessas, três são de grande porte e as demais de médio e pequeno porte. O trabalho consiste na realização das escavações manuais no entorno da planta para a retirada do torrão com as raízes e transporte para o novo local do plantio.

“O transplante é um procedimento que evita que façamos o corte de árvores. Com ele, evitamos o dano ambiental causado pela supressão, mesmo sabendo que é um procedimento de risco já que a árvore transplantada pode levar até um ano para a fixação das raízes”, explicou o chefe da Divisão de Monitoramento e Manejo da Arborização da Semmas, engenheiro florestal Wellington Auzier.

Segundo ele, há sempre um bom índice de sobrevivência, se o serviço for feito de modo correto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui