Presidente da Petrobras muda de ideia e vai ao Senado participar de audiência pública

Graça Foster decide conversar com senadores antes da CPI
Marcello Casal Jr./ABr

A presidente da Petrobras, Graça Foster, mudou de ideia e decidiu  participar, na próxima terça-feira (15), de uma audiência pública conjunta das Comissões de Assuntos Econômicos e de Meio Ambiente no Senado Federal.


De acordo com o presidente da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), senador Lindbergh Farias (PT-RJ), foi a própria Graça que solicitou o encontro com os senadores.

— Tomei a iniciativa de organizar a audiência depois de falar com a presidente da Petrobras, que manifestou a vontade de conversar com os senadores.

Leia mais notícias de Brasil e Política

A reunião está marcada para às 10h. A expectativa, é que a presidente da Petrobras dê explicações sobre as denúncias que envolvem a estatal e são motivo de uma pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) no Senado.

Remarcação

Uma audiência com a participação de Graça Foster e do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, deveria ser realizada na última terça-feira (8) na CAE, justamente para esclarecer as suspeitas de propina dentro da estatal e a compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), que causou prejuízo bilionário à Petrobras.

No entanto, Graça e Lobão cancelaram a reunião, alegando que aguardariam uma definição sobre a instalação da CPI da Petrobras.

A oposição pede uma CPI para investigar exclusivamente a estatal. Por outro lado, o governo tentar tirar o foco da Petrobras e pede uma comissão ampla, para também apurar fraudes em contratos do metrô de São Paulo, por exemplo, que é de responsabilidade do governo tucano.

A queda de braço entre oposição e governo foi parar no STF (Supremo ribunal Federal). Enquanto a Corte não julga o caso, na próxima terça-feira, o plenário do Senado vai votar parecer da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado pela instalação da CPI ampla.

Artigo anteriorRosa Weber analisará em conjunto pedidos sobre CPI da Petrobras
Próximo artigoPF solicita transferência de doleiro e ex-diretor da Petrobras para presídio federal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui